REFLETINDO SOBRE O TEMPO E O ESPAÇO DESTA CULTURA O QUE É SER CRIANÇA NO MUNDO DE HOJE... HUMANAMENTE POSSÍVEL SER CRIANÇA.
Encontrei este artigo de Emiliano Urbim no site da revista educarparacrescer, nos conta um pouco desta história inventada, de ser criança...
A infância é uma ideia, uma abstração, um paraíso artificial. Entenda como ela foi inventada e no que pode dar a sua desinvenção
"Em um mundo letrado, as crianças precisam transformar-se em adultos"
O obituário acima é uma provocação - se você acompanhou o caso, pode até argumentar que o fez somente por curiosidade. Mas já faz pelo menos duas décadas que estudiosos da cultura contemporânea veem eventos como esse e concluem: a infância está desaparecendo.
Não é que os seres humanos estejam engrossando a voz logo que aprendem a falar. A diferença é que esses jovens seres, que havia séculos habitavam um mundo que construímos para eles, há algum tempo vêm usufruindo dos prós e contras do universo dos adultos.
"A infância é um artefato social, não uma categoria biológica", escreveu o americano Neil Postman. Provando que a infância era uma invenção cultural, o historiador alertava que a mesma sociedade que a criou poderia determinar o seu fim. No começo dos anos 80, ele via como principal ameaça o fato de adultos e crianças verem os mesmos programas de TV - nem imaginava a banda larga que viria pela frente. Mas, já que o assunto é infância, sejamos didáticos: vamos começar do começo.
Para ler, clique nos itens abaixo ou entre no site: http://educarparacrescer.abril.com.br
- 1. Como era a infância na Antiguidade?
- 2. Quando a infância foi inventada?
- 3. Como a revolução industrial mexeu na infância?
- 4. Por que a TV atrapalha a infância?
- 5. Como corporações passaram a criar nossos filhos?
- 6. Como o computador entra neste processo?
- 7. A adolescência massacra a infância?
- 8. Onde a mudança tem de começar?
- 9. Pequena história da infância
- 10. Dicas de leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário