sábado, 7 de novembro de 2009

DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS...


Governo distribui 115.500 livros de literatura para escolas públicas

Incentivar o hábito da leitura, aprender a ler e escrever ou simplesmente soltar a imaginação são alguns dos benefícios que mais de 120 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública cearense terão com a chegada de 115.500 novos livros de literatura infantil às suas escolas. A entrega simbólica será no sábado, dia 7, das 10 às 12 horas, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esportes(Cuca), Barra do Ceará. A ação integra o Programa Alfabetização na Idade (Paic), implementado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação(Seduc), que investiu R$ 4 milhões na aquisição dos títulos. As secretárias de Educação do Estado, Izolda Cela, e de Fortaleza, Ana Maria Fontenele, e o secretário da Cultura do Estado, Auto Filho, participam do evento. Cada sala de aula do Paic receberá um acervo composto de 19 livros. As obras literárias serão destinadas aos “Cantinhos de Leitura” nas escolas públicas estaduais e municipais dos 184 municípios participantes do Programa. No sábado, 400 alunos de 10 escolas das redes estadual e municipal de Fortaleza terão acesso a uma programação que inclui contação de histórias e a apresentação artística do Circo Escola do Conjunto Palmeiras. Os alunos presentes vão ganhar um livro que integra o acervo. Também foram convidados os representantes do Unicef, Aprece, Undime-CE, APDMCE e Fórum de Educação Infantil, parceiros do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). Assessoria de Comunicação Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 3101-3972)

http://www.ceara.gov.br/noticias/governo-distribui-115.500-livros-de-literatura

Projeto será votado no Senado

"O mais importante no trabalho que a gente faz não é o que nos pagam por ele, é no que ele nos transforma."

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"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão"PAULO FREIRE

NOTÍCIAS
07/11/09 17:35

Profissionais da educação básica podem ter direito a 14º salário

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado se reúne ma próxima terça-feira, 10, para votar O projeto é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que cria o 14º salário para os profissionais da educação básica da rede pública de ensino O beneficio também será pago aos profissionais que alcançarem o Ideb igual ou superior a sete.

Para o relator da matéria, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que apresentou o substitutivo, a ideia é valorizar os profissionais da educação é a principal medida indicada por especialistas para elevar a qualidade da educação básica.

Perillo alertou que este dispositivo pertence ao presidente da República, entretanto, por analogia as Constituições estaduais e a Lei Orgânica do Distrito Federal e dos municípios, reservam essa iniciativa aos respectivos chefes do Poder Executivo.

Segundo a assessoria de imprensa do Senado, O relator também incluiu norma que subordina o pagamento da bonificação à prévia consignação, nas respectivas leis orçamentárias, das dotações necessárias à sua concessão. Ele propõe ainda que seja fixado em seis o índice-meta para o recebimento da gratificação, mantida a norma original de premiação dos profissionais da escola que aumentar em 50% seu índice anterior.

por Roberto Lopes

COM A PALAVRA... QUEM ENTENDE...



"Em outras palavras, criar um blog é fácil; criar um blog útil é um pouco mais difícil. Criar um blog útil e mantê-lo útil ao longo do tempo é ainda mais difícil e trabalhoso, mas é muito compensador se o objetivo que você escolheu estiver sendo atingido ao longo da vida do seu blog. "

Ensinar com Internet

Textos e Artigos

Uso pedagógico do blog – o Edublog

José Carlos Antonio*

Blog de Matemática

Cinco anos atrás eu escrevi um artigo intitulado Blogs, Flogs e a inclusão websocial. Na época, o foco do artigo consistia em mostrar que estava nascendo uma forma de inclusão social na Web, a que eu chamei de "inclusão websocial", em que usuários sem conhecimentos da linguagem HTML e de outras linguagens de criação de páginas para a Web podiam começar a criar seus sites e, assim, conquistar seu espaço de autoria na Web por meio dos blogs, dos flogs e de outras ferramentas que então estavam despontando na rede (inclusive o Orkut).

Naquela época, os blogs eram vistos por muitos professores como "coisa de adolescente", pois os blogs nasceram com a inspiração de serem "diários digitais" e, além disso, a maioria dos blogs brasileiros tinha de fato esse formato, pois eram blogs criados por adolescentes e que tinham como público alvo outros adolescentes.

O fato é que os adolescentes saíram na frente e criaram seus blogs, tornam-se autores e ocuparam seu espaço na Web, enquanto os professores, em sua maioria, ainda discutiam se valia ou não a pena usar novas tecnologias na educação.

O tempo passou. Cinco anos, na história da Web, é um tempo imenso! De 2004 para cá, os blogs brasileiros caíram também no gosto de muitos "adultos". Jornalistas, profissionais liberais, donas de casa e (vejam só!) até mesmo professores começaram a ocupar cada vez mais a blogosfera.

Hoje em dia eu creio que seja bobagem discutir a utilidade das TIC na educação, ou explicar o que é um blog, mas talvez ainda seja tempo de falar um pouco sobre o uso pedagógico dos blogs, principalmente tendo em vista que a cada dia mais e mais professores ingressam nesse incrível mundo da publicação e da autoria.

Apesar de sua origem com formato e pretensão de diário", o blog é, na verdade, um site. Ter um blog ou ter um site é a mesma coisa se o objetivo for possuir um endereço na Internet onde se possam publicar materiais diversos. A única diferença é que um site, no sentido original do termo, é um espaço que requer a criação não apenas de conteúdo, mas também de layouts, programações em HTML, CSS, javascript, PHP, SQL e outras linguagens usadas na Internet.

O blog, no entanto, oferece toda essa programação, o layout, as ferramentas de divulgação e até mesmo seu endereço na Web prontos, de forma que aos seus donos cabe apenas prover o conteúdo. E é aí que está o "X" da questão!

Para que um blog sobreviva na blogosfera e cumpra seu papel como espaço de publicação e autoria, ele precisa ter pelo menos quatro requisitos básicos:

1. Possuir um objetivo claro

2. Visar a um público específico

3. Possuir conteúdo útil para o público visado

4. Ser atualizado frequentemente

* Autor do blog Professor Digital, de onde foi retirado este artigo, e formador do Aula Fundação Telefônica: EducaRede e Pró-Menino, projeto que beneficia escolas públicas paulistas com doação de laptops, acesso à Internet e formação presencial e a distância para professores.

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=817

MEU BLOG...

Em outubro completou dois anos de FELICIDADES...
Quando resolvi utilizar esta ferramenta, não sabia muito ... Continuo sem saber... das ferramentas PC, tc... compreendi que a melhor forma de aprender é fazer. Comecei apenas com o intuito de reescrever lições de todo dia, na verdade registrar o que faço, a que, e a quem me dedico. Assim eu estaria refletindo sobre o meu trabalho, estudos e pesquisas,boa parte da minha vida.


É assim mesmo, com carinho... que coloco cada enfeite, fotografia,vídeo, site, reportagem,artigo, entrevista, curiosidade... Informções que de alguma forma estão relacionadas com EDUCAÇÃO...
EDUCAR-E-BRINCAR...
Buscando... Encontrar o elo perdido entre toda relação no ato de educar...
Vivo aprendendo...
O meu agradecimento aos que me apoiam, visitam e motivam a continuar postando o BLOG.

"No mundo sempre existirão pessoas que vão me amar pelo que sou, outras que vão me odiar pelo que sou e outras, ainda, que horas vão me amar horas vão me odiar pelo que sou. Sabendo disso, vivo livre."
Aos poucos foi sendo construído este espaço, com tempo... e histórias...

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!