segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ESTUDANDO...

... APRENDI ... ESTUDANDO... A alegria que vem do coração...
Sugestão do filme... Eu adorei...



Filme - Escola da vida


Ano de Lançamento 2005 , somente em DVD. Filme produzido para TV.
Resenha do Filme Escola da Vida

Dirigido por Willian Dear e protagonizado Ryan Reynolds e David Paymer.O filme Escola da Vida é uma divertida história que busca não tão somente entreter, mas, para aqueles que são dotados de uma visão mais aguçada, trás elementos pertinentes ao ramo da educação fazendo uma alusão aos métodos e comportamentos encontrados nas instituições.O filme faz um retrato das diferentes metodologias utilizadas pelos professores. Alguns utilizam um sistema de ensino em um formato dogmático enquanto o outro professor, Sr. D., recorre a uma metodologia mais dinâmica que busca atrair a atenção dos alunos, utilizando aquilo que eles já sabem e que estão acostumados em seu dia-a-dia, para construir novos conhecimentos. Tal atitude procura expandir o conhecimento dos alunos partindo do que eles já estão em contato e dando a oportunidade da participação dos mesmos, o que não ocorre com as demais aulas, em que os professores tentam transmitir a idéia de que somente eles são portadores do conhecimento, e que o aluno não pode colaborar com o processo de aprendizado. O professor Matt Warner representa e nos leva a fazer um paralelo com o sistema educacional do país, onde os interesses próprios estão em suma relevância e a necessidade de reforma na ideologia do educador está em, no máximo, segundo plano.
O filme é uma sugestiva obra, que nos leva a refletir, buscando meios para tornar o ensino mais produtivo e embasado. Devemos fazer com que o aluno não seja somente um reprodutor do conhecimento, mas ele deve ser um produtor e construtor de saberes. O que o educando aprende não deve ter impacto somente no instante em que está estudando e abordando determinado assunto, mas, deve ser parte fundamental de construção de seu caráter e de seu futuro.
Filtros:
Não contém cenas com consumo de bebida alcoólica;
Contém palavras chulas e/ou diálogos torpes (em duas cenas);
Não contém heresias ou ofensas a Deus;
Não mostra violência;
Não contém ou insinua cenas de sexo;
Não contém cenas de nudez;
Contém palavras depreciativas e preconceituosas (uma cena com a personagem principal);
Contém gestos obcenos (um gesto no inicio do filme feito por uma pré adolecente).
Resenha por Diego Guimarães
http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/584414

Semana do Professor...

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."

Paulo Freire



Durante toda a semana recebemos atenção, carinho e homenagens... ao nosso dia.
SER PROFESSOR... É sentir que podemos contribuir de forma positiva na construção de vidas... Torná-las mais significativas, é também saber que na difícil tarefa, devemos aprender a ensinar, aprender sempre com o outro ... Pois ensinar certo exige corrigir erros, ou pelo menos flexibilizar nossos acertos ... diversificando a arte de viver a vida... Que de tão bela... muitos já se perderam no caminho. Sonhar junto... Atentos ...
SENDO ALUNA... Me emociono com o olhar atento cruzando o meu... e sem falar... falamos... compreendemos o que pode ser dito... e mesmo assim... aprendo e ensino...



Shutterstock

Dia dos professores: educadores falam sobre o melhor e o pior da carreira

Simone Tinti


É ele que dá bronca, que cobra a entrega dos deveres no prazo. Mas também é ele que se emociona, todos os dias, ao ver uma criança lendo e escrevendo pela primeira vez, ou quando vê o esforço de um aluno para terminar uma tarefa.

Você já deu parabéns a um professor pelo dia de hoje? Para homenagear esse profissional tão importante e querido, a CRESCER entrevistou cinco educadores, de escolas diferentes, em São Paulo, para saber qual é a melhor e a pior parte dessa carreira. Veja as respostas.

“O melhor é poder ver o quanto as crianças avançam e se desenvolvem diariamente. Como tenho alunos de 2 ou 3 anos, fico muito próxima deles, pois tenho de ajudar até mesmo na hora da higiene. O ‘cuidar’ é algo muito freqüente. Então, criamos um vínculo que é fortalecido todos os dias, o que gera uma relação de confiança. Já o mais difícil é deixá-los quando mudam de turma. Eu sinto como se também fossem um pouco ‘minhas’, mas preciso passar por esse exercício de me afastar delas todos os fins de ano.”
Claudia Lacerda, pedagoga do colégio Santa Maria


“Ser professor/educador é saber que você contribui diretamente com o crescimento e a formação das crianças, tornando-as críticas, participativas e conscientes de seu papel no mundo. O que me deixa triste, o que não gosto, é o descaso. Há muitos dirigentes e até mesmo educadores que não compreendem a real importância dessa profissão. Eu acredito que não basta apenas construir escolas, mas sim priorizar a qualidade da educação oferecida aos alunos.”
Gisele Adriana Claro, professora da Escola Girassol


“O melhor é a possibilidade de interagir com crianças tão diferentes umas das outras, de aprender com elas todos os dias. Também é muito gratificante perceber a curiosidade do aluno, a vontade dele ‘sugar’ o nosso conhecimento. O que eu menos gosto é a parte burocrática, como corrigir milhares de provas, levar trabalho para casa, pensar no planejamento das aulas do próximo ano durante as férias... Posso dizer que essa é a parte mais difícil.”
Priscila Montenegro, professora do colégio Santo Américo


“O mais gratificante, além de ver as crianças aprendendo e vencendo obstáculos, é não ter uma rotina. Cada dia recebo uma resposta diferente de cada uma delas e sou surpreendida com novas brincadeiras. O pior mesmo, para mim, é acordar cedo.”
Cecília Martins de Oliveira Abreu, professora de educação infantil da Prima Escola Montessori


“O que eu mais gosto na profissão é a troca diária com os alunos. Saber que estou sempre atuando pelo bem e pela transformação das pessoas também é gratificante. O ruim é a falta de reconhecimento dessa carreira no geral. Não existe uma profissão que não tenha sido facilitada, orientada por um professor. E, mesmo assim, há muitos professores desvalorizados no país.”
Maria Inês Bartolomeu, professora do Dante Alighieri




FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!