Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra (Anísio Teixeira) O brincar é o principal meio de aprendizagem da criança...a criança gradualmente, desenvolve conceitos de relacionamentos causais, o poder de discriminar, de fazer julgamentos, de analisar e sintetizar, de imaginar e formular. ( Des, 1967 Par. 523)
sábado, 26 de setembro de 2009
O SONHO É MAIOR...
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
ACABEI DE ASSISTIR...
"O educador ambiental ensina por suas atitudes"
Especialmente preparado, porque é um educador. Mas, se ele quer se engajar na questão ambiental, deve começar pensando na sua vida, no seu comportamento e na sua relação com o próprio corpo e com a natureza. O contato mais direto que temos com ela é pela alimentação. Então, ele deve analisar a relação entre o que come, o ambiente e o modo como monta seu cardápio, por exemplo. Uma maneira de fazer isso é pensar sobre o ciclo que aquele alimento percorreu, desde sua origem até chegar à mesa. É importante também refletir sobre o que consome e como se relaciona com o mundo à sua volta. O professor pode ainda perceber como se sente na frente de uma vitrine. Tem vontade de comprar? Fica frustrado se não pode? Analisa por que necessita daquilo? Esse exercício dá uma grande bagagem, equivalente à que ele acumularia em vários cursos. É só aprender a usá-la.
Qual o benefício de a escola proporcionar uma vivência na natureza?
Em contato com a natureza percebemos que temos uma existência em comum. Quanto mais unificamos as relações entre nós e o ambiente, mais harmônica é nossa vida. Na nossa proposta pedagógica, o professor não ensina o que é natureza e não a descreve, mas relaciona-se com ela e compartilha com os alunos o que para ele faz sentido nessa experiência. O encantamento dos estudantes pelo tema vem dessa troca com o professor, que motiva a turma a querer aprender. O relacionamento entre eles se torna mais intenso e sincero, as mentes se acalmam e a concentração de todos melhora.
Os biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Valera e a historiadora austríaca Riane Eisler sustentam a idéia de que os problemas ambientais surgiram há 7 mil anos, com o fim das culturas "matrísticas" - o termo vem da palavra matriz e se refere à mulher - e o surgimento das culturas patriarcais. Na cultura matrística, a relação com a natureza e com as pessoas da comunidade e de outros povos era estabelecida por limites e de forma harmônica. Os povos se viam como parte do ambiente e a complexidade estava nas relações e não nas questões materiais. A cultura patriarcal surgiu na Mesopotâmia, quando o homem começou a desejar dominar o meio e outros povos. Hoje, temos o mesmo conflito: aceitar os limites impostos pela natureza sabendo que somos 6 bilhões e que vivemos em um planeta só ou atender ao desejo de ter uma vida confortável e consumir cada vez mais?
Por que a tecnologia e a ciência não conseguiram resolver esses problemas?
Albert Einstein dizia que nós não conseguimos solucionar um problema permanecendo no mesmo nível de consciência em que ele foi criado. Veja o exemplo do lixo: começamos a criar substâncias artificiais que a natureza não reconhece. Daí, desenvolvemos tecnologias de reciclagem que imitam com muita limitação o ciclo da natureza, mas não resolvem a questão. A confiança na tecnologia faz as pessoas consumirem sem compromisso. Hoje, o volume de produção de lixo é desproporcional ao que é possível reciclar. Então, a reciclagem nunca solucionará a questão, porque a indústria vai criar novas substâncias e as pessoas vão consumir cada vez mais achando que tudo pode ser reciclado.
A IMPORTÂNCIA DE DIZER NÃO...
FAMÍLIA
Educação e autoridade
Lya Luft
Foto: Fernanda Davoglio
"Negar a necessidade de ordem e disciplina promove hostilidade, grosseria e angústia"
"Negar a necessidade de ordem e disciplina promove hostilidade, grosseria e angústia"
Um não na hora certa é necessário, e mais que isso: é saudável e prepara bem mais para a realidade da vida
terça-feira, 22 de setembro de 2009
PRIMAVERA... PRA QUE TE QUERO?????
FOTO:Lima
SIM, ESTÃO CHEGANDO AS FLORES...
E graças a Deus e as mãos ...da mana e mama... o meu jardim floriu...
Não esqueçam... "Fica sempre, um pouco de perfume, nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas..."
Nossa dica: Livros, poesias, Flores... TUDO JUNTO.
É UM PRESENTE !
Flores passeiam
no azul do dia,
fabricam coloridos,
silêncios,
como se fossem lenços
de seda e ar...
Jardins é uma das mais belas poesias em letras e desenhos, uma linda combinação
Texto: Roseana Murray e as Ilustrações: Roger Mello.
Boas-vindas à Primavera!
PLANTE UMA ÁRVORE... COLHA UMA VIDA...





O que é o NIM? |
O NIM é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano. Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da praga. |

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...
TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas
NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL
A voz do autor no rádio...
Falar e ouvir... uma questão pessoal...
Um pouco de sua história...
Conversando com autores...
Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...
Histórias que nos acompanham...
PAI DA TURMA DA MÔNICA...
Uma contadora especial...
Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.
A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...
A História Mais Longa do Mundo (adaptação)
História Marcelino Pedregulho (adaptação)
Divirtam-se... CRIANÇAS.
Projeto UCA
