Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra (Anísio Teixeira) O brincar é o principal meio de aprendizagem da criança...a criança gradualmente, desenvolve conceitos de relacionamentos causais, o poder de discriminar, de fazer julgamentos, de analisar e sintetizar, de imaginar e formular. ( Des, 1967 Par. 523)
sábado, 19 de junho de 2010
VIVA SÃO JOÃO!!!!!!
BRASIL!!!!!!!
terça-feira, 15 de junho de 2010
EDUCAR E BRINCAR...CRESCER...
– É só esticar as pernas quando vai pra frente. E recolher quando vai para trás. É fácil, emenda Miguel.
– Quem ensinou?, pergunto enciumado.
– O Caio! Diz Miguel com entusiasmo, revelando a gratidão com o amigo da classe."
Aprender sem pressão
Uma simples brincadeira no balanço pode significar muito mais do que o vai e vem do brinquedo pode mostrar. Marcelo Tas convida você a refletir um pouco sobre como é fácil aprender brincando. Confira
MARCELO TAS é jornalista e comunicador de TV. Tem três filhos: Luiza, 20 anos, Miguel, 8, e Clarice, 4. É âncora do “CQC” e autor do Blog do Tas. Aceita com gratidão críticas e sugestões sobre essa coluna no e-mail: crescer@marcelotas.com.br |
Pesquisa mostra que as creches e pré-escolas deixam crianças ociosas...
Pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas, BID e MEC mostra que as creches e pré-escolas deixam crianças ociosas.
Priscilla Borges, iG Brasília | 14/06/2010 14:59
Leia também
- Educação infantil é pior no Nordeste, aponta pesquisa
- Criança que cursa educação infantil tem desempenho escolar melhor
- Educação infantil no País recebe nota 3,4, indica estudo
Os bebês e as crianças que freqüentam as escolas de educação infantil do País realizam poucas atividades durante o tempo em que permanecem na instituição. A oferta escassa de projetos, brincadeiras e ações que promovam o desenvolvimento cognitivo e motor delas compromete de forma determinante a qualidade de ensino.
A conclusão é de pesquisa realizada em escolas públicas e privadas - mas a grande maioria era em pública - pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o Ministério da Educação e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os resultados apresentados em seminário promovido pelo BID mostram que, em uma escala de zero a dez, a nota dada às atividades realizadas pelos alunos da educação infantil é 2,3.
Segundo o estudo, intitulado Educação Infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa, as creches oferecem atividades físicas, motoras, artísticas, musicais ou que estimulem as brincadeiras de faz de conta, com areia ou água, ou uso de TV, vídeo e computadores de forma inadequada. “Não são tarefas sofisticadas, mas que exigem preparo do professor”, analisa a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda.
Na pré-escola, a situação não é diferente: não há livros e materiais nas salas de aula, as atividades não contemplam o ensino adequado de ciências e não estimulam o contato com a natureza. As condições foram consideradas completamente inadequadas para isso (em uma escala de zero a dez, 1,6). Os materiais são insuficientes para todos os alunos e não estão disponíveis o tempo todo aos alunos.
Nas creches, o pior conceito também foi dado às atividades oferecidas para promover os conhecimentos de ciências e natureza e a promoção da aceitação da diversidade. Receberam notas 1,9 e 1,5, respectivamente. Outro dado revelado pela pesquisa é o fato de que a maioria das creches não utiliza livros para estimular bebês e crianças com até três anos.
Para Pilar, a falta de iniciativa em oferecer programação adequada ao desenvolvimento da população com essa faixa etária tem raízes na cultura brasileira. “O conceito de educação infantil no Brasil é muito novo. Não se consegue ver nessa etapa da educação ainda um espaço para cuidar e educar. Em geral, as escolas fazem uma coisa ou outra”, afirma a secretária.
Veja na íntegra, site http://ultimosegundo.ig.com.br

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...
TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas
NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL
A voz do autor no rádio...
Falar e ouvir... uma questão pessoal...
Um pouco de sua história...
Conversando com autores...
Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...
Histórias que nos acompanham...
PAI DA TURMA DA MÔNICA...
Uma contadora especial...
Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.
A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...
A História Mais Longa do Mundo (adaptação)
História Marcelino Pedregulho (adaptação)
Divirtam-se... CRIANÇAS.
Projeto UCA
