sábado, 3 de novembro de 2007

PORTFÓLIO, AVALIAÇÃO COMO UMA PEDAGOGIA DE MUDANÇAS.


Durante o caminho de nossa ação EDUCATIVA sempre trabalhamos de forma bem parecida, tanto nas atividades pedagógicas como nas formações continuadas para professores.

Amostras de trabalhos sempre foram coletadas, colecionadas e empregadas para uma infinidades de propostas e em variadas situações acadêmicas.

O recurso hoje é bem mais explorado dentro da EDUCAÇÃO e pede mais atenção, pois implica não só em um trabalho indivídual, assim como trabalhar coletivamente. O recurso como avaliação, vem se tornando cada vez mais difundido e aproveitado em uma ação reflexiva.

Idália Chaves diz que é através da construção de um portfólio, o (a) professor(a) é levado (a) refletir sobre o que acontece na sua sala de aula, na sua escola, no seu trabalho, favorecendo, assim, seu processo de formação continuada.



Pesquisando vou olhar o que anseio e sempre me alegrando em conhecer... posso reconhecer o que fazer para me encantar com o que faço. Assim, revelar com alegria de compreender, que o que ensino é o que aprendo.


DICAS DE LEITURA:


  • Manual de Portfólio: Um guia passo a passo para professores/Elizabeth F. Shores e Cathy Grace; trad. Ronaldo Cataldo Costa. - Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

  • Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico/Benigna Maria de Freitas Villas Boas. - Campinas, SP: Papirus, 2004. - (Coleção Magistério:Formação e Trabalho Pedagógico)

Trabalhar com o PORTIFÓLIO tem sido um exercício, não tão fácil... de organizar muitas idéias, muitas formas, pouco tempo e espaço.

"Uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada criança". (Shores e Grace, 2001p.43)

A idéia não segue a risca os manuais em vigor, tento adaptar-me de maneira bem simples e percebo que estou aprendendo junto com o aluno... São tentativas, não priorizamos nem acertos nem erros... Só construir e educar nossos olhares para o que fazemos do jeito que sabemos... e da melhor maneira que pudermos fazer, APRENDER.









Arte está em toda parte

Está na Natureza
Arte é perceber a sutileza

É observar a leveza
De uma folha caindo
A arte é contemplar o pôr-do-sol
Assistir ao arrebol
No horizonte... sumindo

Arte é admirar
Os primeiros raios solares
E ter tempo para inalar
O perfume das belas flores

Arte é ouvir o gorjear
Dos pássaros multicores

Arte está em toda parte
Está na educação

Pedagogia é uma arte
A arte de conduzir
Abrir novos horizontes
E acreditar no porvir

Professor,
Arte é a reflexão
De sua prática educativa

Arte é ser mediador
Arte é ser pesquisador
É ser facilitador



Arte é tudo que incentiva
professor faz literatura

Professor,
Na arte de ensinar
A ação que mais fascina
É sua arte de moldar
O que já é obra prima.



Obra prima sem minuta
Exige arte e desvelo
Depende da sua conduta
De estigma ou de zelo.

Arte, professor, é...
Ao entrar em sua sala
Perceber cada educando
Cada um com sua fala
Outros até se calando

É como a arte de ler o vento
Que diz como está o tempo

Professor, esse é o momento
Da arte de se ler
Ler seus educandos
Que são artistas esperando
Fazer arte para aprender

Arte está em toda parte
Está na vida!

Vida.
Obra de arte divina
Tudo que se descortina

É a arte de viver bem
Como? Arte? Onde se vê?
Quem é o artista?

O artista desta arte
Encontra-se em toda a parte
Um deles... pode ser você!

* Maria Terezinha Alves Castilho é supervisora de educação infantil da Escola Municipal Padre Germano Mayer - Arapongas/PR.

HISTÓRIAS DE BRUXAS...UM PONTO EM CADA CONTO.




Trabalhamos este mês com algumas histórinhas de bruxas...
Despertar o imaginário das crianças num exercício de alegria, suspense e valores atribuidos aos personagens e que tomamos emprestado na formação de nossas mentes.





Ao dramatizar, apresentar e assistir a história, exercitamos o olhar, mas principalmente a emoção (NARRADOR, ATORES E PLATÉIA) de quem, se via e se percebia... possibilitando o encontro, a cooperação e a autonomia.




O CONTO DA ROSA ( Foi encontrado em um jornal infantil e lido para a turma por um dos colegas de sala que já domina a leitura)



A atividade foi muito interessante pois todos de alguma forma colocaram em prática, as habilidades necessárias para esse exercício: Ler, falar em um tom mais alto (narrador), fazer silêncio, ter atenção, respeito (ouvintes) entre outros. Em seguida, trabalhamos a interpretação oral e a escrita para recontar a história e dar um final, da maneira que sua emoção permitisse, pois dependia realmente de uma escolha.





"... A princesinha voltaria para o castelo, acabando o encanto... ou ficaria presa como uma florzinha... para sempre..."




quarta-feira, 31 de outubro de 2007

OS BISCOITOS DO PAPAI. ANO/2007

UMA AULA DIVERTIDA,COM SABOR,
COM CHEIRO E COM COR!!!!!!!!!!!!!!!!!!












PAI! Um coração pra AMAR!!!!!!!

#DESENHAMOS O RETARATO DO PAPAI.
#ELABORAMOS CARTÕES.
#ARTES NAS EMBALAGENS.
#MÃO NA MASSA.
#FIZEMOS O PRESENTE.




CRIANÇAS RECICLARAM
VIDROS, LATAS E PLÁSTICOS
QUE VIRARAM EMBALAGENS
PARA OS BISCOITOS.













- PESSOAL!
VAMOS FAZER OS BISCOITOS COM AMOR!!!!!!!!




























UM PRESENTE COM AMOR!!!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!