Durante o caminho de nossa ação EDUCATIVA sempre trabalhamos de forma bem parecida, tanto nas atividades pedagógicas como nas formações continuadas para professores.
Amostras de trabalhos sempre foram coletadas, colecionadas e empregadas para uma infinidades de propostas e em variadas situações acadêmicas.
O recurso hoje é bem mais explorado dentro da EDUCAÇÃO e pede mais atenção, pois implica não só em um trabalho indivídual, assim como trabalhar coletivamente. O recurso como avaliação, vem se tornando cada vez mais difundido e aproveitado em uma ação reflexiva.
Idália Chaves diz que é através da construção de um portfólio, o (a) professor(a) é levado (a) refletir sobre o que acontece na sua sala de aula, na sua escola, no seu trabalho, favorecendo, assim, seu processo de formação continuada.
Pesquisando vou olhar o que anseio e sempre me alegrando em conhecer... posso reconhecer o que fazer para me encantar com o que faço. Assim, revelar com alegria de compreender, que o que ensino é o que aprendo.
DICAS DE LEITURA:
- Manual de Portfólio: Um guia passo a passo para professores/Elizabeth F. Shores e Cathy Grace; trad. Ronaldo Cataldo Costa. - Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
- Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico/Benigna Maria de Freitas Villas Boas. - Campinas, SP: Papirus, 2004. - (Coleção Magistério:Formação e Trabalho Pedagógico)


Trabalhar com o PORTIFÓLIO tem sido um exercício, não tão fácil... de organizar muitas idéias, muitas formas, pouco tempo e espaço.
"Uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada criança". (Shores e Grace, 2001p.43)
A idéia não segue a risca os manuais em vigor, tento adaptar-me de maneira bem simples e percebo que estou aprendendo junto com o aluno... São tentativas, não priorizamos nem acertos nem erros... Só construir e educar nossos olhares para o que fazemos do jeito que sabemos... e da melhor maneira que pudermos fazer, APRENDER.
Arte está em toda parte
Está na Natureza
Arte é perceber a sutileza
É observar a leveza
De uma folha caindo
A arte é contemplar o pôr-do-sol
Assistir ao arrebol
No horizonte... sumindo
Arte é admirar
Os primeiros raios solares
E ter tempo para inalar
O perfume das belas flores
Arte é ouvir o gorjearDos pássaros multicores
Arte está em toda parte
Está na educação
Pedagogia é uma arte
A arte de conduzir
Abrir novos horizontes
E acreditar no porvir
Professor,
Arte é a reflexão
De sua prática educativa
Arte é ser pesquisador
É ser facilitador
Arte é tudo que incentiva
professor faz literatura
Professor,
Na arte de ensinar
A ação que mais fascina
É sua arte de moldar
O que já é obra prima.
Obra prima sem minuta
Exige arte e desvelo
Depende da sua conduta
De estigma ou de zelo.
Arte, professor, é...
Ao entrar em sua sala
Perceber cada educando
Cada um com sua fala
Outros até se calando
É como a arte de ler o vento
Que diz como está o tempo
Professor, esse é o momento
Da arte de se ler
Ler seus educandos
Que são artistas esperando
Fazer arte para aprender
Arte está em toda parte
Está na vida!
Vida.
Obra de arte divina
Tudo que se descortina
É a arte de viver bem
Como? Arte? Onde se vê?
Quem é o artista?
O artista desta arte
Encontra-se em toda a parte
Um deles... pode ser você!
* Maria Terezinha Alves Castilho é supervisora de educação infantil da Escola Municipal Padre Germano Mayer - Arapongas/PR.