terça-feira, 17 de novembro de 2009

PEDAGOGIA

APRENDER A APRENDER... EXERCÍCIO NOSSO DE CADA DIA...
Estamos cada dia mais preocupados, como resolver os problemas, se estes estão inteiramente ligados ao cotidiano, não só escolar... socialmente, vivemos na desordem...
ENSINAR E APRENDER... APRENDER A ENSINAR?????
A escola coloca rotinas, cria regras, mas estas nem sempre são aquelas que os alunos
e crianças estão acostumados a seguir... E todos os dias temos enfrentar...
A realidade mostra a violência em nossas escolas... e fora delas...

NOTÍCIAS...


Tia, ele me bateu!

http://www.educador.brasilescola.com/As crianças reproduzem os pais - Amor e carinho afastam as atitudes agressivas


Escolas

Quando a violência interfere na educação

Professores e alunos têm de conviver com a violência em comunidades de Fortaleza. O POVO começa uma série sobre o desafio de uma boa educação em meio à violência

Yanna Guimarães
yanna@opovo.com.br

18 Nov 2009 - 00h00min

O POVO opta por não identificar as instituições, os alunos e os professores para protegê-los.

LEIA AMANHÃ
- O que professores e gestores podem fazer para enfrentar a situação de violência na área da escola?


...O movimento contínuo de construção e reavaliação de regras, mais o respeito a elas, é a base de todo convívio em sociedade. Da mesma forma que os conflitos nunca vão deixar de existir na vida em comunidade - no contexto escolar, especificamente, os conflitos também não vão desaparecer. Saber lidar com eles faz com que o professor consiga trabalhar melhor. Ensinar o tema aos alunos também é uma tarefa dele. "Esperar que os pequenos, de modo espontâneo, saibam se portar perante os colegas e educadores é um engano. É abrir mão de um dever docente", explica Luciene Tognetta, do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp.


Como se livrar da indisciplina

Qual é a causa do mau comportamento? Como pais, alunos e professores podem trabalhar juntos para contornar esse entrave da boa Educação



Foto: indisciplina na sala de aula
Nova-Escola

30/10/2009 11:41

Texto
Beatriz Vichessi



A garotada voa pelos corredores, conversa em sala, briga no recreio, insiste em usar boné e em trazer para a sala materiais que não são os de estudo. A paciência do professor está por um fio. Cansado e confuso, ele se sente com os braços atados e a autoridade abalada. Não suporta mais as cenas que vê e não sabe o que fazer. Quer obediência! Quer controle! Quer mudanças no comportamento dos alunos!

Para ter uma turma atenta e motivada, a primeira mudança necessária talvez esteja nos pais, na escola e nos professores. É hora de rever a ideia de indisciplina e o que há por trás dela. Pesquisa realizada porNOVA ESCOLA e Ibope em 2007 com 500 professores de todo o país revelou que 69% deles apontavam a indisciplina e a falta de atenção entre os principais problemas da sala de aula. Doce ilusão! O comportamento inadequado do aluno não pode ser visto como uma causa da dificuldade para lecionar. Na verdade, ele é resultado da falta de adequação no processo de ensino.


Para avançar nessa reflexão, é preciso entender que a indisciplina é a transgressão de dois tipos de regra.O primeiro são as morais, construídas socialmente com base em princípios que visam o bem comum, ou seja, em princípios éticos. Por exemplo, não xingar e não bater. Sobre essas, não há discussão: elas valem para todas as escolas e em qualquer situação.O segundo tipo são as chamadas convencionais, definidas por um grupo com objetivos específicos. Aqui entram as que tratam do uso do celular e da conversa em sala de aula, por exemplo. Nesse caso, a questão não pode ser fechada. Ela necessariamente varia de escola para escola ou ainda dentro de uma mesma instituição, conforme o momento. Afinal, o diálogo durante a aula pode não ser considerado indisciplina se ele se referir ao conteúdo tratado no momento, certo?

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/indisciplina-sala-aula-509283.shtml

Para ler, clique nos itens abaixo:

1. Com distinguir moralidade e convenção?
2. Como a criança aprende o valor das regras?
3. A formação moral tem de ser feita pela família?
4. Como a escola deve tratar as questões morais?
5. Como se forma a moral na criança?
6. A atuação dos professores pode causar a indisciplina?
7. É possível resolver a indisciplina?
8. A repressão funciona contra a indisciplina?
9. É importante distinguir as regras morais das convencionais
10. É importante pesar a reação a um problema
11. É importante conquistar autoridade com o saber e o respeito
12. É importante construir um ambiente cooperativo
13. É importante agir na hora certa e sempre manter a calma
14. É importante ficar alerta porque a indisciplina nunca acaba
15. É importante incentivar e respeitar a autonomia do jovem
16. Nada como uma boa conversa
17. Nada como uma dose a mais de interação
18. Nada como uma assembleia



FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!