http://www.educador.brasilescola.com/As crianças reproduzem os pais - Amor e carinho afastam as atitudes agressivas
Escolas
Quando a violência interfere na educação
Professores e alunos têm de conviver com a violência em comunidades de Fortaleza. O POVO começa uma série sobre o desafio de uma boa educação em meio à violência
Yanna Guimarães
yanna@opovo.com.br
18 Nov 2009 - 00h00min
LEIA AMANHÃ
- O que professores e gestores podem fazer para enfrentar a situação de violência na área da escola?
Como se livrar da indisciplina
Qual é a causa do mau comportamento? Como pais, alunos e professores podem trabalhar juntos para contornar esse entrave da boa Educação
A garotada voa pelos corredores, conversa em sala, briga no recreio, insiste em usar boné e em trazer para a sala materiais que não são os de estudo. A paciência do professor está por um fio. Cansado e confuso, ele se sente com os braços atados e a autoridade abalada. Não suporta mais as cenas que vê e não sabe o que fazer. Quer obediência! Quer controle! Quer mudanças no comportamento dos alunos!
Para ter uma turma atenta e motivada, a primeira mudança necessária talvez esteja nos pais, na escola e nos professores. É hora de rever a ideia de indisciplina e o que há por trás dela. Pesquisa realizada porNOVA ESCOLA e Ibope em 2007 com 500 professores de todo o país revelou que 69% deles apontavam a indisciplina e a falta de atenção entre os principais problemas da sala de aula. Doce ilusão! O comportamento inadequado do aluno não pode ser visto como uma causa da dificuldade para lecionar. Na verdade, ele é resultado da falta de adequação no processo de ensino.
Para avançar nessa reflexão, é preciso entender que a indisciplina é a transgressão de dois tipos de regra.O primeiro são as morais, construídas socialmente com base em princípios que visam o bem comum, ou seja, em princípios éticos. Por exemplo, não xingar e não bater. Sobre essas, não há discussão: elas valem para todas as escolas e em qualquer situação.O segundo tipo são as chamadas convencionais, definidas por um grupo com objetivos específicos. Aqui entram as que tratam do uso do celular e da conversa em sala de aula, por exemplo. Nesse caso, a questão não pode ser fechada. Ela necessariamente varia de escola para escola ou ainda dentro de uma mesma instituição, conforme o momento. Afinal, o diálogo durante a aula pode não ser considerado indisciplina se ele se referir ao conteúdo tratado no momento, certo?
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/indisciplina-sala-aula-509283.shtml
- 1. Com distinguir moralidade e convenção?
- 2. Como a criança aprende o valor das regras?
- 3. A formação moral tem de ser feita pela família?
- 4. Como a escola deve tratar as questões morais?
- 5. Como se forma a moral na criança?
- 6. A atuação dos professores pode causar a indisciplina?
- 7. É possível resolver a indisciplina?
- 8. A repressão funciona contra a indisciplina?
- 9. É importante distinguir as regras morais das convencionais
- 10. É importante pesar a reação a um problema
- 11. É importante conquistar autoridade com o saber e o respeito
- 12. É importante construir um ambiente cooperativo
- 13. É importante agir na hora certa e sempre manter a calma
- 14. É importante ficar alerta porque a indisciplina nunca acaba
- 15. É importante incentivar e respeitar a autonomia do jovem
- 16. Nada como uma boa conversa
- 17. Nada como uma dose a mais de interação
- 18. Nada como uma assembleia
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