Para nós professores que já desenvolvemos um trabalho ( Projeto Resgate da Psicomotricidade Através dos Recursos Naturais) fica o entusiasmo, as sementes plantadas, podem sim!!!! Dar frutos! Crianças que aprendem de forma positiva, restaurar a emoção em dias de sol, luz e calor... Naturais como as paisagens, são as aulas que insistimos em recriar, em mentes e corações... Com alegria e criatividade.
ponte
Enviado por Dicionário inFormal (SP) em 01-08-2007.
Enviado por Dicionário inFormal (SP) em 01-08-2007.
Estrutura natural ou construída pelo homem que interliga duas porções de terra por sobre a água. Pode interligar, ainda, pontos de difícil acesso, como os dois lados de um precipício. Diz-se também de qualquer tipo de ligação, de um modo geral, inclusive as inter-atômicas. | ||
A ponte Rio-Niterói, com 13 km, é uma das maiores do mundo. As pontes de Hidrogênio interligam as moléculas de água. |
Estivemos com a equipe do Projeto GPontes conhecendo de perto todo o trabalho.
Trocamos informações, aprendemos e sonhamos... Sabendo da importância que a comunidade tem em participar e poder assumir seu papel de co-responsável pelo ambiente a qual se encontra inserido.
10/06/2010
Parceria entre a UFPR e o DNIT viabiliza ações em várias comunidades brasileiras Desde o mês de outubro de 2009, a UFPR assumiu, com destaque, a aplicação de um grande projeto de extensão nacional, o programa "Gpontes" (Programa de Gestão Ambiental de Obras de Implantação de Pontes em Rodovias Federais) A iniciativa é uma parceria do Departamento de Transportes do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), com a colaboração do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR (MADE) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O objetivo do projeto é cumprir as condicionantes para a emissão das licenças ambientais requeridas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Uma equipe interdisciplinar desenvolveu a atividade, é composta de professores e pesquisadores das áreas de Engenharia, Sociologia, Pedagogia, Biologia, Química, Direito, Designer, Comunicação Social, além dos estudantes de Graduação e de Pós-Graduação do Curso de Especialização em Educação Ambiental, Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE). "Gpontes" ─ Outra intenção do "Gpontes" é oportunizar práticas socioeducativas ambientais e de ecoformação. A finalidade dessas propostas é possibilitar a diminuição dos impactos ambientais negativos que atingem as populações ribeirinhas com a construção das pontes. O grupo de profissionais trabalha então com as comunidades das regiões atingidas, respeitando a cultura de cada localidade. Assim, as equipes já efetuaram a primeira campanha nos locais de construção das pontes como os rios Araguaia (Rondônia- Pará); Itacutu (Roraima- Guiana Inglesa); Cocó (Ceará), São Francisco (Bahia-Minas Gerais, Bahia-Pernambuco, Bahia). Na próxima etapa serão também incluídos os rios Madeira (RO), Jaguaribe (Ceará) e Paraná (São Paulo - Mato Grosso do Sul). Preocupações ─ Alguns dados obtidos das comunidades carentes revelam preocupações socioeducativas no sentido de buscar melhorias referentes à escolaridade e a renda familiar: cinco por cento sem escolaridade, 18 por cento tem o Ensino Fundamental completo, 39 por cento o Fundamental incompleto, 30 por cento possui o Ensino Médio completo, três por cento o Médio incompleto, sete por cento tem o Ensino Superior e sete por cento teve acesso à Pós-Graduação. Quanto à renda, os dados comprovaram que percebem até R$ 500, 55 por cento das famílias, entre R$ 501 e R$ 1.000, 19 por cento e acima de R$ 1.000 totalizam 26 por cento. A faixa etária média dos entrevistados é de 40 anos, conforme o diagnóstico realizado entre janeiro e fevereiro de 2010. As ações desenvolvidas permitiram atingir, em um período de três meses, um total de 1.967 participantes, na maioria pessoas carentes de informação, infraestrutura e proximidade humana e social. Atividades - Nos locais onde foram implantados os Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social, os participantes tiveram acesso às reuniões públicas com atores sociais como prefeitos, vereadores, secretários, funcionários do DNIT, militares, religiosos e a comunidade em geral. Ainda outras atividades complementaram o programa: oficinas sociopedagógicas ambientais com estudantes e professores, palestras e outros materiais didáticos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9976 - 0037, com a professora Gilza Fernandes Blasi do Departamento de Transportes. Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Paraná http://www.universia.com.br/noticia/materia_dentrodocampus.jsp?not=56723 "A grandeza do homem consiste em que ele é uma ponte e não um fim; o que nos pode agradar no homem é ele ser transição e queda." |
Um comentário:
Olá, gostaríamos de enviar informação sobre o site Meu Planeta Minha Casa, criado para falar com as crianças de até 13 anos sobre reciclagem e meio ambiente. Qual o seu email de contato?
Obrigada
Elisa
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