sexta-feira, 25 de junho de 2010

Educação ambiental para entender a ponte

Uma Ponte... Estamos do lado da comunidade do Caça e Pesca, Praia, Duna, Rio, Mangue e uma variedade imensa de flora e fauna formam um rico eco sistema. Os moradores precisam de infinitas oportunidades sócio-educativas e sonhamos com dias melhores...


Para nós professores que já desenvolvemos um trabalho ( Projeto Resgate da Psicomotricidade Através dos Recursos Naturais) fica o entusiasmo, as sementes plantadas, podem sim!!!! Dar frutos! Crianças que aprendem de forma positiva, restaurar a emoção em dias de sol, luz e calor... Naturais como as paisagens, são as aulas que insistimos em recriar, em mentes e corações... Com alegria e criatividade.


ponte
Enviado por Dicionário inFormal (SP) em 01-08-2007.
Estrutura natural ou construída pelo homem que interliga duas porções de terra por sobre a água. Pode interligar, ainda, pontos de difícil acesso, como os dois lados de um precipício.
Diz-se também de qualquer tipo de ligação, de um modo geral, inclusive as inter-atômicas.
A ponte Rio-Niterói, com 13 km, é uma das maiores do mundo.

As pontes de Hidrogênio interligam as moléculas de água.




Estivemos com a equipe do Projeto GPontes conhecendo de perto todo o trabalho.
Trocamos informações, aprendemos e sonhamos... Sabendo da importância que a comunidade tem em participar e poder assumir seu papel de co-responsável pelo ambiente a qual se encontra inserido.


10/06/2010

Parceria entre a UFPR e o DNIT viabiliza ações em várias comunidades brasileiras


Desde o mês de outubro de 2009, a UFPR assumiu, com destaque, a aplicação de um grande projeto de extensão nacional, o programa "Gpontes" (Programa de Gestão Ambiental de Obras de Implantação de Pontes em Rodovias Federais)

A iniciativa é uma parceria do Departamento de Transportes do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), com a colaboração do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR (MADE) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O objetivo do projeto é cumprir as condicionantes para a emissão das licenças ambientais requeridas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Uma equipe interdisciplinar desenvolveu a atividade, é composta de professores e pesquisadores das áreas de Engenharia, Sociologia, Pedagogia, Biologia, Química, Direito, Designer, Comunicação Social, além dos estudantes de Graduação e de Pós-Graduação do Curso de Especialização em Educação Ambiental, Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE).

"Gpontes" ─ Outra intenção do "Gpontes" é oportunizar práticas socioeducativas ambientais e de ecoformação. A finalidade dessas propostas é possibilitar a diminuição dos impactos ambientais negativos que atingem as populações ribeirinhas com a construção das pontes. O grupo de profissionais trabalha então com as comunidades das regiões atingidas, respeitando a cultura de cada localidade.

Assim, as equipes já efetuaram a primeira campanha nos locais de construção das pontes como os rios Araguaia (Rondônia- Pará); Itacutu (Roraima- Guiana Inglesa); Cocó (Ceará), São Francisco (Bahia-Minas Gerais, Bahia-Pernambuco, Bahia). Na próxima etapa serão também incluídos os rios Madeira (RO), Jaguaribe (Ceará) e Paraná (São Paulo - Mato Grosso do Sul).
Preocupações ─ Alguns dados obtidos das comunidades carentes revelam preocupações socioeducativas no sentido de buscar melhorias referentes à escolaridade e a renda familiar: cinco por cento sem escolaridade, 18 por cento tem o Ensino Fundamental completo, 39 por cento o Fundamental incompleto, 30 por cento possui o Ensino Médio completo, três por cento o Médio incompleto, sete por cento tem o Ensino Superior e sete por cento teve acesso à Pós-Graduação.

Quanto à renda, os dados comprovaram que percebem até R$ 500, 55 por cento das famílias, entre R$ 501 e R$ 1.000, 19 por cento e acima de R$ 1.000 totalizam 26 por cento. A faixa etária média dos entrevistados é de 40 anos, conforme o diagnóstico realizado entre janeiro e fevereiro de 2010. As ações desenvolvidas permitiram atingir, em um período de três meses, um total de 1.967 participantes, na maioria pessoas carentes de informação, infraestrutura e proximidade humana e social.

Atividades - Nos locais onde foram implantados os Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social, os participantes tiveram acesso às reuniões públicas com atores sociais como prefeitos, vereadores, secretários, funcionários do DNIT, militares, religiosos e a comunidade em geral. Ainda outras atividades complementaram o programa: oficinas sociopedagógicas ambientais com estudantes e professores, palestras e outros materiais didáticos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9976 - 0037, com a professora Gilza Fernandes Blasi do Departamento de Transportes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Paraná

http://www.universia.com.br/noticia/materia_dentrodocampus.jsp?not=56723



"A grandeza do homem consiste em que ele é uma ponte e não um fim; o que nos pode agradar no homem é ele ser transição e queda."
-- Friedrich Nietzsche

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, gostaríamos de enviar informação sobre o site Meu Planeta Minha Casa, criado para falar com as crianças de até 13 anos sobre reciclagem e meio ambiente. Qual o seu email de contato?
Obrigada
Elisa


FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!