Tem coco, canudo e até sofá na areia
Uma gincana foi realizada para coletar o lixo espalhado na Praia do Futuro e conscientizar os banhistas
25.09.2010| 22:00
- Mudar tamanho
Quem observa o mar, num momento de lazer, nem imagina toda a biodiversidade que existe ali dentro. A mesma pessoa, olhando a faixa de areia, se depara com canudos, tampas de garrafa, cocos, sacos plásticos por toda parte. “A maré sobe e, quando volta, leva todo o lixo que estiver na areia. Há uma vida imensa no mar e, junto com isso, muito lixo”, lamenta Eduardo Franklin, diretor da Atlântida Esporte e Aventura, que neste sábado realizava, em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), uma campanha alusiva ao Dia Internacional da Limpeza de Rios e Praias.
Para isso, a Atlântida resolveu fazer uma gincana, neste sábado, na Praia do Futuro, com a participação de mais de 100 voluntários. 21 equipes com cinco integrantes percorreram a praia para coletar todo o lixo que encontrasse pela frente. “Aqui você encontra tudo. Sofá velho, colchão, bola de futebol furada... Coco é o principal”, explica. E tem também canudo, tampas de garrafas, tudo jogado ali por frequentadores. “Em um dia, a gente não consegue limpar a praia. Mas a gente sensibiliza a população”, acrescenta.
Um dos componentes de cada equipe sensibilizava os banhistas sobre a preservação da praia. A ação se inspira no projeto Aware, que é realizado no mundo inteiro, com o mesmo propósito. “A maior preocupação é a biodiversidade marinha, que precisa ser preservada”, afirma Franklin. Na praia, houve palestras sobre o assunto e ao meio-dia, o lixo foi pesado.
Voluntários
O estudante Guilherme Veras, 21, participou da gincana a convite de um amigo. “A gente gosta de colaborar com o meio ambiente. Os banhistas vão não só observar a ação, como também vão ser questionados, já que uma das missões das equipes é a conscientização”, disse, acrescentando que o ideal seria se as pessoas não sujassem e ainda catassem a sujeira que vissem pela frente.
O estudante Mateus de Andrade também participou a convite de amigos. “Tem bastante plástico e metal, tampas de cerveja. A gente já coleta fazendo a divisão dos materiais”, explica. Para ele, é importante que moradores da área e visitantes sejam sensibilizados.
EMAIS
Todo o lixo coletado foi levado pelo Sindicato das Indústrias de Reciclagem do Ceará (Sindiverde) para ter a destinação correta. Na tarde deste sábado, um grupo de mergulhadores entrou no mar da Praia de Iracema para coletar lixo. A área vasculhada compreendia o Cais do Porto até a Ponte Metálica .”Para nós, que mergulhamos, é triste ver sujeira no mar. Todo mergulhador coleta o lixo que encontra”, diz o tenente do Corpo de Bombeiros, Fernandes Gonçalves, mais antigo instrutor de mergulho do Ceará.
Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário