Conferência sobre Sete Saberes marca Dia Internacional da Paz em Fortaleza |
Ter, 21 de Setembro de 2010 17:02 |
“A compreensão humana é o caminho para a paz. Para a educação do futuro, é preciso ensinar civilização, solidariedade e responsabilidade, que caminham juntas no mundo atual, globalizado”. Com essas frases, o pesquisador francês Edgar Morin conquistou aplausos de mais de 1.300 educadores e pesquisadores do Brasil e do mundo, durante a abertura da Conferência Internacional dos Sete Saberes Necessários Para a Educação do Presente.
Outras informações sobre o evento: |
Brasil é o país que melhor acolhe os ideais de Edgar Morin, afirma representante da Unesco |
Qua, 22 de Setembro de 2010 16:02 | |||
Fortaleza, 22/09/2010 – O representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, falou durante entrevista coletiva na Conferência Internacional sobre os Sete Saberes, nesta quarta-feira, em Fortaleza, para a imprensa local, que o Brasil e a América Latina “foram os que melhor se adaptaram aos pensamentos de Edgar Morin” no desenvolvimento da educação do futuro. Segundo Vincent Defourny, o Brasil vive uma verdadeira explosão política, econômica e social e por ser um país em desenvolvimento “cria condições de receber os pensamentos de Morin e colocá-los em prática”. Como exemplo, o representante da Unesco destacou a experiência do trabalho realizado na educação integral. “As escolas de tempo integral já são parte de uma solução. As atividades físicas e culturais interagem com todas as áreas do conhecimento, como matemática, história, provocando uma transdisciplinalidade”, completou.
Conferência Internacional dos Sete Saberes A Conferência Internacional é uma parceria entre a UNESCO e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), associadas à Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento, que começou nesta terça-feira (21/09), prossegue até a próxima sexta-feira (24/09) no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. Nesta quarta-feira, às 19h, a Uece entrega ao pesquisador francês Edgar Morin o título de Doutor Honoris Causa no Auditório Paulo Petrola, no Campos Itaperi da Uece. Fortaleza, 23/09/2010 – O pensador francês Edgar Morin foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio do reitor, professor Francisco de Assis Moura Araripe, na noite dessa quarta-feira (22/09), durante sessão solene do Conselho Universitário (Consu), no auditório Paulo Petrola, no Campus Itaperi. Homenagem O título de Doutor Honoris Causa concedido a Edgar Morin, foi aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário (CONSU) da Uece, durante reunião realizada no 17/09/2010, através da Resolução 746/2010, apresentada e lida na noite dessa quarta-feira. Leia na íntegra |
Nenhum comentário:
Postar um comentário