"Não podemos adiar nossa vida até nos sentirmos preparados. Uma das características da vida é a sua urgência, o aqui e agora, sem possibilidades de adiamento."
...Ainda não fui a ESCOLA DA PONTE...
Ontem tivemos (eu e algumas amigas) o enorme prazer de conhecer o autor de um dos maiores projetos, ou melhor dizendo, um dos mais espetaculares projetos de todos os tempos... A ESCOLA DA PONTE, a reinvenção da escola... A escola das convivências... exemplo de muitos anos de amor, respeito e de cidadânia.
... Além de seus cabelos brancos...Um pouco da história...
Histórico
A Escola surgiu do desejo de sefazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais e tratasse os alunos com amor.
Estrutura
Os alunos formam grupos heterogêneos, e não estão classificados por turmas, nem anos de escolaridade, não há lugares fixos, nem salas de aula e a escola encontra-se numa área aberta. Não há um professor encarregado de um grupo, em vez disso, todos os alunos trabalham com todos os professores.
Instrumentos Pedagógicos
Definição dos Direitos e Deveres:
A cada ano os alunos decidem democraticamente na Assembleia da Escola, os Direitos e Deveres que consideram fundamentais para aquele ano.
Educar um ato de amor!!!!!
O evento proporcionado pela Edições SM " educar é tudo", trouxe a Fortaleza o professor
JOSÉ PACHECO Mestre em Educação da Criança pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), foi um dos idealizadores da Escola da Ponte. Tem experiência educacional reconhecida internacionalmente. Publicou, entre outros, Para os filhos dos filhos dos nossos filhos, e Escola da Ponte – formação e transformação.
O seminário CONVIVÊNCIA, DIÁLOGO, PARTICIPAÇÃO: CONDIÇÃO DE APRENDIZAGEM , foi conduzido pelo mestre com bastante descontração, contando com a participação de grupos de professores da capital, cidades vizinhas e do interior, aconteceu nesta quinta-feira as 19:30h no Hotel Praia Centro - Fábrica de Negócios, e mesmo com o final do evento, não queríamos ir embora...
UM PRESENTE...
Ouvimos o testemunho de algumas pessoas que já acompanham o trabalho. Professores e alunos que viram de perto o Projeto, escolas, alunos, histórias e exemplos ...
O Professor Pacheco falou-nos de um Brasil que nem todo mundo conhece, de pessoas, autores como Paulo Freire, Lauro de Oliveira Lima... Tão perto e tão longe...
Nos provocou, fez refletir, perguntar, responder, entusiasmar e reconhecer que precisamos de mudanças... Cada um de nós tem a responsabilidade de aprender... Aprender a aprender e juntos convivermos...
Para viver juntos, a escola precisa dialogar, democratizar e expandir seus olhares, suas concepções e se fazer plural.
E no Brasil temos exemplos de que é possível vivermos outras histórias...
A escola é procurada por uma crientela tal qual a nossa, alunos com problemas. Ao chegarem a escola, os alunos escolhem o que querem estudar,segundo área de interesse e daí desenvolvem projetos de pesquisas, tanto em grupo como individuais... Criam as regras de conviência que serão seguidas por todos, inclusive por educadores e pais, caso contrário precisam aprender cumprir ordens, obedecer.
José Pacheco falou que gosta, trabalha e acompanha projetos por todo o Brasil. Alguns já mostram resultados positivos... nos apresentou um vídeo de uma escola em São Paulo. E ainda falou de muitas que preferem o anonimato...
Por onde passa sempre é questionado de como poderíamos criar uma Escola da Ponte, ele incisivo diz: Em lugar nenhum pode e nem deve ser criado, copiado uma Escola da Ponte. Devemos criar nossos próprios projetos, em seu tempo e em seu lugar. As escolas no Brasil podem sim, ser inspiradas na ponte.
Bastarão pessoas interessadas, instituições que queiram... Eu estarei disposto a contribuir...
FOI EMOCIONANTE, ASSIM O DIGA, QUEM ESTEVE POR LÁ, PARA OUVI-LO!!!!
A não-violência é uma atitude especificamente humana. Ela repousa no diálogo. Na compreensão e no conhecimento do outro. Na aceitação das diferenças. Na tolerância e no respeito mútuo. É motivada por um espírito de abertura e de reconciliação. Dalai Lama
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