Ano XIII - Nº 51 - Educação Integral - Agosto
Francisco ImbernónO projeto de inovação das comunidades de aprendizagem é uma alternativa possível à instituição escolar que pretende alcançar uma melhor e maior aprendizagem dos alunos e evitar que em uma sociedade democrática muitas crianças sejam excluídas socialmente
Os acontecimentos sociais do final do último quarto de século levaram a instituição educativa a uma crise. Se a escola padece de uma crise, os profissionais que nela trabalham também a compartilham. Por isso, muitos professores hoje estão desorientados sobre o seu papel. A escola não é mais o que era há alguns anos (nem pode ser), nem os professores têm o mesmo papel. Suas funções mudaram; portanto, é preciso mudar sua forma de trabalhar.
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Origem e princípio pedagógico da inovação educativa
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Quatro pontos de vista a considerar
Do ponto de vista social, a comunidade de aprendizagem é uma proposta orientada à construção de cenários educativos inovadores na escola, mediante a participação dos vários agentes sociais que formam a comunidade de aprendizagem: os alunos, a universidade, a escola, as equipes docentes, as famílias, a comunidade local, etc. Cada um desses agentes traz ao programa elementos valiosos, que contribuem para que este perdure a longo prazo.
Do ponto de vista acadêmico, o projeto de comunidades de aprendizagem busca essencialmente desenvolver habilidades socioafetivas, cognoscitivas e psicolinguísticas nos alunos mediante sua participação ativa em comunidades educativas, cujos membros realizam atividades demarcadas em um ambiente de aprendizagem. Esse programa oferece amplas oportunidades cotidianas para a interação social, a comunicação oral e escrita e a prática na solução de problemas de natureza diversa.
Do ponto de vista do processo de transformação, o projeto das comunidades de aprendizagem é construído mediante o desenvolvimento de uma série de fases, das quais participam de forma cooperativa e baseada no diálogo os diferentes agentes socializadores que intervêm no "ato educativo".
Do ponto de vista de formação, assessoramento e coordenação, o projeto das comunidades de aprendizagem está aberto à comunidade e deve ser entendido como tal. Esse projeto de inovação das comunidades de aprendizagem é uma alternativa possível à instituição escolar que pretende alcançar uma melhor e maior aprendizagem dos alunos e evitar que, em uma sociedade democrática, muitas crianças sejam excluídas socialmente.
Francisco Imbernón é professor do Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona. fimbernon@ub.edu LEIA NA ÍNTEGRA |
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