Ao ler o título, logo chamou-me a atenção, pois o livro que mais gostei em minha adolescência " O menino do dedo verde", me encantava... ver que tudo que o garoto tocava virava verde... Muito me marcou!!!
Assim ao ler o artigo, fiquei também emocionada. Como tantas pessoas se movem pelos mesmos assuntos e paixões? Como é maravilhoso partilhar idéias que se multiplicam em lições... Histórias de tão longe... e tão perto de mim!!!!!
Da redação
Revista Bons Fluidos – 05/2010
Revista Bons Fluidos – 05/2010
“Uma das sensações mais gratificantes que se pode ter é a de olhar para trás e refletir sobre a importância das escolhas que fazemos na vida. Mais do que a realização de um projeto em si, é importante pensar no processo que nos levou até ali: os encontros e desencontros que foram fundamentais e outros que passaram despercebidos... Acho que todos nós vivenciamos isso, e, muitas vezes, se não estivermos atentos, podemos até deixar a oportunidade passar. Na minha trajetória, foi por acaso que encontrei pessoas com ideias e filosofia de vida semelhantes às minhas, e desse acaso fez-se a oportunidade: a criação de um portal virtual de educação ambiental.
Tudo começou em 2007. Eu estava concluindo minha pós-graduação em direito ambiental, em Belo Horizonte, e nem imaginava o que a vida me reservava. Foi nesse curso que reencontrei colegas de faculdade e conheci novas pessoas, com as quais tive muita afinidade intelectual. Durante as aulas, acabamos criando um grupo de cinco advogadas: eu, Bárbara, Leila, Mariana e Marina, todas ambientalistas por princípio, com vários interesses em comum. Um encontro mágico estava acontecendo!
Passamos a nos reunir religiosamente para discutir temas ambientais, estudar assuntos importantes dentro da área, trocar experiências de trabalho e expectativas. Com o tempo, sentimos a necessidade de dar um nome a esse grupo de estudo, que ia crescendo em importância para todas nós. Depois de muito pensar, escolhemos Ecomeninas, que pareceu adequado por refletir o nosso olhar feminino sobre o tema da ecologia.
Ecologia na rede
À medida que esses encontros foram se tornando mais frequentes, também aumentava o nosso interesse pela questão ambiental. Percebemos ter atingido um ponto que nos motivava a avançar na discussão teórica. Era a hora de partir para a ação! Foi quando surgiu a ideia de criarmos um portal virtual de educação, moldado a partir das experiências pessoais de cada uma das Ecomeninas. Criamos um blogue que leva o nome do grupo e há três anos é usado ativamente em prol de um bem maior: a conscientização ambiental.
A cada dia que passa, o número de acessos ao blogue cresce um pouco e nós recebemos mais emails de interessados para esclarecer dúvidas, fazer comentários e dar sugestões de discussões. É fantástico perceber que as pessoas estão se interessando pelo tema meio ambiente a partir do nosso exemplo, e também indo para a ação. O blogue representa as conexões que estabelecemos entre nós, as que temos com o meio ambiente e as que desejamos construir com o mundo. É um sentimento de gratificação por termos transformado o sonho de cinco meninas em uma realidade para várias pessoas!
Agora que demos o primeiro passo, queremos mais: que o blogue seja instrumento para a execução de outros projetos, outros sonhos que possam estar em outras mentes, mas sempre com a forte convicção de construirmos um mundo melhor, através da educação ambiental.”
Confira no site http://planetasustentavel.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário