"Teoria é quando se sabe tudo e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe o porquê. Cuidado para que em sua vida não se conjuguem teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque."Stanislaw |
O computador da escola não é usado
Pesquisa da Fundação Victor Civita mostra que, apesar de equipadas, muitas escolas brasileiras não fazem bom uso da tecnologia à sua disposição
11/12/2009 18:51
Texto
A escola pública no Brasil muitas vezes é associada à falta de infraestrutura, ao ensino fraco, às péssimas condições de trabalho para os professores e à falta de tecnologia. A pesquisa O uso do computador e da internet nas escolas públicas de capitais brasileirasrevelou, no entanto, que um desses pontos pode não passar de mito. Pelo menos nas capitais. Realizada pela Fundação Victor Civita, a pesquisa mostra que 98% das escolas têm computadores e 83% têm acesso à internet. Os questionários foram aplicados em 400 escolas de 13 capitais brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.
O problema do acesso à tecnologia, no entanto, não está totalmente superado. "A maioria das instituições ainda não conseguiu inserir a tecnologia em seu projeto pedagógico", afirma Angela Cristina Dannemann, diretora executiva da Fundação Victor Civita. "A pesquisa mostrou que a principal razão disso é a falta de formação dos professores para utilizar os recursos em sala de aula".
- Quem usa o computador
- Como o computador é usado
- As conclusões da pesquisa
- Como expandir o acesso à tecnologia na escola
- Uma solução: incluir no planejamento pedagógico
- Bom exemplo na sala de aula
Visite o site:
http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/tecnologia-escola-519445.shtml
LEIA TAMBÉM!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário