Gosto muito de visitar o site PLANETA EDUCAÇÃO, onde encontro e leio artigos interessantes, que me ajudam a entender, refletir sobre uma variedade de assuntos do nosso universo educacional. Pensar... Pensar... O tema visto ... de um ponto de vista...
...Um outro olhar...
Será, olhar??? Imaginar??? Pensar???
"Enquanto professor, o que tenho tentado fazer é emancipar, permitir voos não apenas panorâmicos pela vida, mas sim viagens através das quais os estudantes se sintam preparados para intervir, opinar, participar, contribuir, promover um mundo melhor... Pensar para causar e demonstrar altivez, capacidade de solucionar problemas e de se relacionar, da forma mais integrada (e sempre com ousadia), com o mundo..." Rubens Alves
"Sobre o Pensar...
Em busca do livre pensar, da altivez e da capacidade de intervir"
João Luís de Almeida Machado
João Luís de Almeida Machado Editor do Portal Planeta Educação; Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).
Coluna Educação para o pensar
É possível educar para o pensar? Antes da resposta, é prudente perguntarmos o que entendemos por pensar. Com certa freqüência usamos expressões como “meus alunos não sabem pensar”; “pense um pouco que você resolverá o problema”, “se tivesse pensado não teria feito isso”; “penso em um mundo melhor”.
Coluna Educação para o pensar
Freqüentemente nos dirigimos às crianças e exigimos que eles tenham atitudes de adulto. Não são raros os momentos que chamamos sua atenção dizendo coisas do tipo: “Pensa direito menino!”, ou “Presta atenção no que faz, parece que você está no mundo da lua!”.
Nós e os nossos valores
Avalie o conceito acima apresentado. Ele esclarece ou deixa dúvidas? Sabemos mais ou menos depois de ler estas palavras? Aprendemos ou simplesmente agregamos mais alguns dados, sem que cheguemos a transformar essa informação em conhecimento? Aliás, qual a diferença entre informação e conhecimento?
Em busca do livre pensar, da altivez e da capacidade de intervir
Quando li as palavras acima transcritas, do mestre Rubem Alves, lembrei-me imediatamente de algumas circunstâncias, todas elas bastante pertinentes e de interesse quanto ao tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário