quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Filosofia no universo da criança

Nildo Lage
Falar de Filosofia é reviver a história da humanidade através de episódios abstrusos, submersos nas entrelinhas da humanidade. É recordar pessoas que pensavam além, que revolucionaram épocas. Seres que utilizaram a curiosidade como estímulo, o amor como fonte de energia e a paixão pelo belo como um instrumento para traduzir o mundo. Indivíduos que se destacaram entre os demais por serem dotados de potenciais para expressar a vida na sua plenitude.




Falar de Filosofia é içar voo na rota da Grécia, imergir no universo das artes, da arquitetura, dos jogos, da mitologia, da religião e dos valores morais, por ser o ventre que fecundou os mais discutidos rumos da ciência humana.

Embrenhar pelas veredas da Filosofia é seguir as pegadas de Pitágoras, o grande mentor, que soube conviver com os números sem perder a harmonia com as palavras. Do velho sábio Sócrates, dominador, senhor de todos os tempos... Que valorizou a descoberta do homem e o guiou para as conquistas de valores universais... De Aristóteles, que se orientou nos filósofos pré-platônicos para alicerçar o seu magnífico sistema, por acreditar que somos aquilo que fazemos. E, como não poderia ser esquecido, o fiel discípulo Platão, que trilhou as pegadas do mestre Sócrates. Hábil e irascível, soube transitar entre o inteligível e o sensível, onde o mundo concreto era nada mais do que uma pálida reprodução do mundo das ideias... Os posteriores foram simplesmente admiradores, meros seguidores.

Pois a Filosofia, no seu emaranhado de bifurcações, forma labirintos que nos arremessam numa viagem tão alucinante que uma breve escala ao Mundo de Sofia é inevitável para abastecer-se de conhecimento e magia, encontrar respostas e esvair dúvidas.

Apesar de o velho ditado assegurar que, “de filósofo e louco, todos temos um pouco”, cada ser busca dar um tom na própria existência, e as palavras, como poderoso veículo de comunicação, fluem, se agrupam, formam ideias brilhantes e, até que se prove o contrário,

Filosofia é um assunto que não interessa só ao especialista porque — por mais estranho que isto pareça — provavelmente não há homem que não filosofe; ou, pelo menos, todo homem se torna filósofo em alguma circunstância da vida. […] o importante é que todos nós filosofamos, e até parece que estamos obrigados a filosofar (BOCHENSKI, 1977:21).

Mas como introduzir toda essa gama de conhecimentos no universo da criança?

É um passo delicado, pois significa explorar um mundo abarrotado de enigmas, de mágicas, onde uma descoberta é exclusivamente mais um passo rumo ao incógnito e onde imaginário e realidade se confundem. Fantasias e anseios não trilham o mesmo caminho que as atividades lúdicas. E o mistério intriga cada vez mais até quem ousou explorar esse universo tão fértil, superlotado de surpresas, que surpreende até os próprios pesquisadores. Piaget e Vygotsky que o digam.

Pois conviver com a intelectualidade aflorada, a ingenuidade e uma curiosidade sem extremos desafia o educador a buscar novos caminhos, fazer proezas para acompanhar o ritmo de uma geração que não para esperando os fatos acontecerem, por ser o núcleo dos próprios fatos.

...


É preciso explorar esse terreno que faz germinar tantas ideias quanto à capacidade da criança de imaginar. Comenius acredita que


Não é necessário introduzir nada no homem a partir do exterior, mas apenas fazer germinar e desenvolver as coisas das quais ele contém o gérmen e fazê-lo ver qual a sua natureza. Por isso, Pitágoras preocupava-se em dizer que era tão natural ao homem saber tudo que, se fossem apresentadas com jeito a um menino de sete anos todas as questões de toda a Filosofia, com certeza responderia a todas com segurança. (COMENIUS, 1999:118).

...

Leia:

Nenhum comentário:


FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!