MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
MENDONÇA, R. Conservar e criar: natureza, cultura e complexidade. São Paulo: Editora Senac, 2005.
MORAES, M.C.; LA TORRE, S. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
_____. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 4.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 2001.
ROIZMAN, L.G.; FERREIRA, E. Jornada de amor à Terra. São Paulo: Palas Athena, 2006.
Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra (Anísio Teixeira) O brincar é o principal meio de aprendizagem da criança...a criança gradualmente, desenvolve conceitos de relacionamentos causais, o poder de discriminar, de fazer julgamentos, de analisar e sintetizar, de imaginar e formular. ( Des, 1967 Par. 523)
terça-feira, 16 de junho de 2009
Aprender a amar a terra: educação para um mundo sustentável
As mediações pedagógicas são fundamentais se quisermos constribuir efetivamente para amenizar ou reverter as diversas ameaças ambientais que pairam no ar
Eloiza Schumacher Corrêa
"Entretanto, como seres humanos, penso que precisamos sempre buscar saídas para nossos enfrentamentos. Se, por um lado, sabemos que não podemos mudar o mundo através da educação, por outro, também sabemos que certamente podemos fazer com que as pessoas que convivem conosco numa relação educativa experimentem outras possibilidades de interação. E é exatamente nesse aspecto que se centra o propósito deste artigo: discutir a criação de situações de aprendizagem para que nossos alunos experimentem outras formas de ser e agir na convivência com a natureza."
Muitos autores, como Morin (2000,2001), Nicolescu (2001), Maturana (2005) e De La Torre (2005), têm alertado quanto ao fato de que educar (formar pessoas) está muito além de ensinar (transmitir saberes), admitindo a presença e a força das emoções como fundamentais em qualquer processo educativo e apontando para a necessidade de reinventar as relações na escola (se desejarmos contribuir para a construção de um mundo melhor). Nesse sentido, pode ser bem interessante se, nas ações de educação ambiental, forem incluídas experiências que envolvem o sentir. Então, muito mais do que introduzir conteúdos e informações (que atingem o aspecto cognitivo), é preciso estruturar trabalhos que promovam uma aproximação sensível e verdadeira com a natureza. Práticas que comovam e afetem os alunos, ou seja, práticas que atinjam o caráter e as emoções.
Preparar visitas a áreas naturais, organizar caminhadas, andar descalço na mata, oportunizar contatos com a terra (onde se possa ouvir os sons, sentir os cheiros, explorar texturas), propor contemplações (onde se fique fascinado com a beleza e a complexidade dos ambientes), entre outros exemplos, poderão ser experiências particularmente ricas. Contudo, isso só acontecerá se o educador planejar suas ações para que, antes de qualquer informação, consiga provocar a surpresa, o entusiasmo, o encantamento, que possibilitam a emergência dos sentimentos mais profundos em cada vivência (Mendonça, 2005).
LEIA O ARTGO COMPLETO
REFERÊNCIAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...
PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.
TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas
EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA
NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL
A voz do autor no rádio...
Falar e ouvir... uma questão pessoal...
Um pouco de sua história...
Conversando com autores...
Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...
Histórias que nos acompanham...
PAI DA TURMA DA MÔNICA...
Uma contadora especial...
Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.
A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...
A História Mais Longa do Mundo (adaptação)
História Marcelino Pedregulho (adaptação)
Divirtam-se... CRIANÇAS.
Projeto UCA

CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!
Música com o corpo "Barbatuques"
"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"
O Ponto de Mutação de Fritjof Capra
A TEIA DA VIDA...
Educação Ecológica... Entevista com Capra.
Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos
REPORTAGEM: Brincadeiras
Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...
entre no site e assista a entrevista
http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/
POESIA DE AMOR...
texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som
"Dias Melhores" de Jota Quest.
EDUCAR...
Limites...
Brincar é aprender...
Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE
http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário