Tenho que saber do meu dever, do meu direito... Aprender, ensinar... certo...
Pitágoras
DIRETRIZES
Entrevista Cristovan Buarque

FOTO: Ana Araujo
O senador defende a lei do piso salarial, discute a inconstitucionalidade e ratifica a urgência de sua implantação.
Formado em engenharia e doutor em economia, o pernambucanoCristovam Buarque já foi Reitor da Universidade de Brasília, governador do Distrito Federal e Ministro da Educação. Membro do PDT, se candidatou pelo partido a presidência da república e atualmente é Senador. Seguidor de Darcy Ribeiro, dá continuidade a proposta de transformar a educação em prioridade nacional. É responsável pela formulação da Lei do Piso Salarial dos Professores, teoricamente em vigor desde janeiro de 2009.
Em entrevista ao EDUCAR PARA CRESCER, Cristovam fala sobre a polêmica da constitucionalidade da norma e da latência de implantação em alguns estados.
Saiba mais sobre a Lei do Piso Salarial
VISITE: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/cristovam-piso-432621.shtml
Para ler, clique nos itens abaixo:
- 1. Qual é a importância de um piso salarial para professores?
- 2. A lei do Piso fere a Constituição?
- 3. A unificação nacional do piso em vez de variação de acordo com o custo de vida em cada cidade brasileira é boa?
- 4. A nova lei tem algum aspecto negativo?
- 5. A lei demorou mais de um ano para ser aprovada. Você faria alguma mudança nela?
- 6. A lei é justa ao não diferenciar a formação dos educadores?
- 7. Por que o piso não foi implantado em alguns estados?
- 8. O governo, em artigo oficial, se responsabiliza por cobrir os custos dos estados que provarem não ter condições de arcar com o custo. Estados como Goiás, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins não implantaram o piso, nem contaram com a contribuição do governo. O que está acontecendo?
- 9. Caso a lei não seja cumprida as autoridades responderão por crime de improbidade administrativa, isto está acontecendo?
- 10. A valorização do professor depende do que?
- 11. Qual é a importância de se investir em Educação?
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