"A partir da Agenda 21 Global, todos os países que assinaram o acordo assumiram o compromisso de elaborar e implementar sua própria Agenda 21 Nacional.
A metodologia empregada internacionalmente para a elaboração das agendas 21 nacionais contempla a participação de diferentes níveis do governo, o setor produtivo e a sociedade civil organizada.
No Brasil foi criada, por decreto do Presidente da República, em fevereiro de 1997, a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21, no âmbito da Câmara de Políticas dos Recursos Naturais, incluindo representantes do governo e da sociedade civil, com as atribuições de (1) propor estratégias de desenvolvimento sustentável e (2) coordenar, elaborar e acompanhar a implementação daquela Agenda.
Um fator diferencial da Agenda Brasileira em relação às demais experiências no mundo é a opção pela inclusão das Agendas Locais.
Num país de dimensões continentais e de múltiplas diferenças, a criação das Agendas Locais torna-se condição indispensável para o êxito do programa...
A Agenda 21 Brasileira tem como opção a criação de Agendas 21 Locais. A proposta é que cada cidade faça sua Agenda 21 Local com a participação da sociedade civil.
Assim como cada país, cada cidade deve adequar sua Agenda à sua realidade e às suas diferentes situações e condições, sempre considerando os seguintes princípios gerais:
*participação e cidadania;
*respeito às comunidades e diferenças culturais;
*integração;
*melhoria do padrão de vida das comunidades;
*diminuição das desigualdades sociais;
*mudança de mentalidades.
Os compromissos assumidos pelos representantes dos países que aprovaram a Agenda 21 Global são muito claros e objetivos.
Preservar as florestas e as nascentes, buscar substitutos para o CFC e outras substâncias que destroem a camada de ozônio, proibir a pesca destrutiva, buscar novas fontes de energia renováveis, reduzir o lixo produzido e encontrar combustíveis alternativos são alguns dos compromissos que devem ser traduzidos em ações, quando couber, na formulação de cada Agenda 21 Local.
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Saiba mais sobre estas e outras ações, PASSE ADIANTE...
... Em nossa escola surge o Projeto COM VIDA
e algumas ações estão sendo pontuadas...
e algumas ações estão sendo pontuadas...
Desenvolver projetos ou mesmo tornar nossas aulas interativas, o que possibilita a criatividade, o conhecimento e o despertar como em "A Paixão de Conhecer o Mundo" de que tanto Madalena Freire nos fala em seu livro.
Para a nossa turma vem de encontro aos nossos estudos sobre plantas, meio ambiente e a feira de ciências.
E como é, estarmos em lugares assim...
Fomos buscando e tecendo redes ... das imagens, das vivências e dos encontros, tais como estão nestas fotos. A primeira foto tirada em nossa aula de recreação e a outra foto tirada de um passeio da professora.
Conversamos das árvores, do lugar, achamos incrível... pesquisamos e falamos do COQUEIRO e do NIM.
Conversamos das árvores, do lugar, achamos incrível... pesquisamos e falamos do COQUEIRO e do NIM.
O principal objetivo era falar do nosso meio ambiente, de como torná-lo agrádavel para a nossa própria sobrevivência.
Então passaríamos a criar a idéia de mostrar como poderia ser esse ambiente...
Que Planeta nós queremos?
COM VIDA OU SEM VIDA.
Foi misturando vários elementos que construímos as maquetes... que fizeram o maior sucesso entre os alunos que participaram de sua construção e os que vinham visitar e não conseguiam ficar sem interagir... mudando aquele cenário real e imáginário para todos nós...pois sentimos que podemos colocar as nossas mãos.... sem destruir, mas usar de forma positiva, a Natureza.
O processo de construção requer trabalho e vamos juntos descobrindo e aprendendo conceitos, habilidades e conhecimentos pertencentes a todos.
FOMOS NÓS QUE CONSTRUÍMOS.
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