Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra (Anísio Teixeira) O brincar é o principal meio de aprendizagem da criança...a criança gradualmente, desenvolve conceitos de relacionamentos causais, o poder de discriminar, de fazer julgamentos, de analisar e sintetizar, de imaginar e formular. ( Des, 1967 Par. 523)
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
EDUCAÇÃO
TEMPOS DE EDUCAÇÃO.
PESQUISANDO... SEMPRE...
Tristes Trópicos
Sinopse:Mais que um livro de viagem, é um livro sobre a viagem. Além de trazer detalhes pitorescos das sociedades indígenas do Brasil central, o livro discute as relações entre o Velho e o Novo Mundo, e o significado da civilização e do progresso.
EDUCAR EM VALORES.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
TRANSFORMAÇÃO E CRESCIMENTO
O filme fala de Max, menino que tem uma imaginação enorme, e uma dificuldade maior ainda em se comportar do jeito que a mãe espera… Após uma briga, ele foge de casa, e termina se tornando o rei em uma terra de monstros.
Atenção, essa não é uma dica só para os seus filhos! Apesar da classificação etária do filme ser apartir dos 3 anos, Onde vivem os monstros não é um exclusivamente filme infantil. As criaturinhas meigas e personagem principal irão encantar também os adultos.
A partir dessa personagem, e de situações do universo infantil, o filme fala dos nossos “monstros”. Daquelas preocupações que todo adulto tem. Do nosso processo de transformação e crescimento. Aquele que começa lá quando somos crianças e continua quando somos mães. Esse processo que fica mais rico quando encontramos pessoas diferentes de nós, e aí aprendemos a entender como somos de verdade.
Existem diversas cenas no filme em que a bagunça reina solta. Mas no final, o menino entende que nem sempre podemos fazer tudo o que queremos e para ele o mais importante nesse momento é “estar em um lugar onde alguém goste dele de verdade”.
O filme é sobre a vontade de mudar, de se transformar. De encontrar seu próprio jeito de fazer as coisas, um jeito que seja bom para quem está ao redor, e encontrar outras pessoas que se identificam com esse jeito. De não se sentir solitário. É sobre o processo de amadurecimento.
APRENDIZADO
As crianças e os desafios do futuro
O mundo está se transformando em um ritmo cada vez mais rápido:
tecnologia, novos valores e padrões. Como podemos preparar nossos filhos para que consigam enfrentar os novos desafios que
se aproximam?
Convidamos um dos especialistas do brincar do Selo Aqui Se Brinca, Soraia Chung Saura - formada em filosofia e doutora em antropologia do imaginário - para falar sobre o tema.
Ao final da entrevista confira o vídeo “Criança vê, criança faz”, que a gente já tinha postado na comunidade do Orkut , mas resolvemos postar aqui também, caso alguém não tenha assistido ainda.
1. Como ensinar noções de cidadania e respeito para os filhos, mesmo vivendo em um mundo violento e cada vez mais individualista?
Sabe-se que a melhor maneira de ensinar cidadania e respeito aos filhos é por meio do exemplo - as crianças apreendem noções de valores muito mais por ações do que por palavras.
Além das ações cotidianas – alinhadas ao que se quer ensinar – pode-se mostrar que a criança não está isolada, mas que pertence a um contexto, a um todo integrado. Frases como “nossa família se preocupa e respeita outras pessoas, na nossa família não falamos mentiras etc.” demonstram que a criança está inserida nos limites de valores de um grupo familiar.
2. No mundo atual, o que é mais importante para o aprendizado das crianças?
Em primeiro lugar, deve-se considerar que a questão de aprendizado não está restrita à apreensão de conteúdos pedagógicos, mas a todo um sistema de valores e práticas de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal.
Isso não quer dizer que a criança tenha que ter um número maior de atividades visando ampliar o seu repertório de informação, mas ela deve ter bastante qualidade e profundidade no que faz, buscando alcançar aprofundamento e experiência vivencial. A educação trata, sobretudo, da questão de como sermos pessoas melhores em um mundo que se quer cada vez melhor.
3.Como será o futuro dessas crianças?
Tenho a convicção de que as pessoas mais preparadas para lidar com o futuro são as crianças, pois estas trazem em sua concepção a facilidade de lidar com as transformações, com soluções criativas e adaptabilidade às mais diferentes situações. As crianças de hoje demonstram maior sabedoria para lidar com aspectos que, para nós, adultos, parecem quase insolúveis.
4. Por fim, qual deve ser a maior preocupação dos pais?
Ter e criar uma consciência saudável e corresponsável de que nossas ações individuais impactam o todo.
domingo, 14 de fevereiro de 2010
PRESENTE DE PRESENTE...
- Como o de Cecília Meireles
- Na estória do homem apaixonado por jardins...
- Mestre Benjamin já estava velho, muito embora se parecesse com uma criança... começou a falar:

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...
TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas
NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL
A voz do autor no rádio...
Falar e ouvir... uma questão pessoal...
Um pouco de sua história...
Conversando com autores...
Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...
Histórias que nos acompanham...
PAI DA TURMA DA MÔNICA...
Uma contadora especial...
Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.
A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...
A História Mais Longa do Mundo (adaptação)
História Marcelino Pedregulho (adaptação)
Divirtam-se... CRIANÇAS.
Projeto UCA
