"Concluindo, à perda de certezas se avizinham as possibilidades da criação e da invenção; ao desmoronamento do puro, a aproximação do híbrido e da mistura; à desconstrução da unidade e do cosmos, a emergência do caos, do múltiplo e do microcosmo; à fixidez das localizações, as transições entre mundos. Esse tempo em que vivemos é o mundo que estamos inventando e a diferença está nele, ou melhor, a diferença está em nós. Somos o estrangeiro, o estranho, e nos cabe descobrir o idioma falado - é disso que se trata a aprendizagem hoje, a cada dia eu-outra professora preciso descobrir meu próprio idioma e o idioma daqueles a quem possibilito aprender. "
Neusa Kern Hickel é psicóloga, psicopedagoga, mestre em Psicologia Social e Institucional, professora do Centro Universitário Ritter dos Reis e integrante do Grupo de Pesquisa em Aprendizagem e Subjetividade da UFRGS.
neusahickel@yahoo.com.br
REFERÊNCIAS
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
FOUCAULT, M. A história da loucura na Idade Clássica. 8.ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPA, 2005.
HICKEL, N.K. A reinvenção da escola pelo desvio da inclusão. Educação e Cidadania, Uniritter ,v. 6, 2002.
NIETSZCHE, F. A genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
PACHECO, J. Escola da Ponte. Rio de Janeiro: Vozes. 2008.
VARELA, J. ; URIA, F. Arqueologia de la escuela. Madrid: Ediciones La Piqueta, 1991.
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