domingo, 4 de setembro de 2011

FILOSOFAR... É PRECISO!

Refletir... filosofar é preciso...
Educar e brincar em uma nova forma do pensamento reflexivo...

"Nesta vida pode-se aprender três coisas de uma criança . Estar sempre alegre , nunca ficar inativo e chorar com vontade pelo que se quer."

...Podemos pensar sobre a importância e a função do desejo para o ser humano... e quem sabe criar possibilidades para que nossas crianças e jovens tenham a oportunidade de FILOSOFAR!!!!

Uma filosofia para crianças e jovens não estaria preocupada em formar discípulos para perpetuar um certa corrente filosófica, uma certa visão de mundo, mas para ajudar a pensar e a transformar o mundo. Conceber a filosofia como uma especialidade é derrotá-la antes mesmo de iniciar a batalha por ela. ” (GADOTTI, 2000:28)

Filósofos mirins

Crianças, jovens e adultos de duas escolas de Duque de Caxias encontraram na filosofia uma maneira de fugir da rotina cansativa das aulas. A iniciativa propicia aos participantes um espaço de questionamento e reflexão.

Por: Ana Carolina Correia

Publicado em 25/08/2011 | Atualizado em 25/08/2011

Filósofos mirins

Alunos do sétimo ano de escola municipal de Duque de Caxias discutem filosofia em oficina na Uerj. (foto: Ana Carolina Correia)

Em Caxias, a filosofia en-caixa? É com essa pergunta que o filósofo e professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Walter Omar Kohan, junto a seu grupo do Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância (Nefi), batizou o projeto que, desde 2007, leva a filosofia para as escolas municipais Joaquim da Silva Peçanha e Pedro Rodrigues do Carmo, ambas em Duque de Caxias.

A filosofia é praticada dentro e fora do horário escolar. Apesar de não serem obrigatórias, as aulas já conquistaram vários seguidores. O entusiasmo é tanto que os próprios alunos marcam encontros independentes, em outros espaços e horários, para debate e reflexão. A iniciativa visa também formar professores que possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido com as turmas.

Na contramão do ensino clássico da disciplina nas escolas, que se tornou obrigatório para o Ensino Médio em 2007, o projeto não procura revisar a obra de grandes pensadores ou ensinar teorias filosóficas, mas promover o pensamento como ferramenta de autoconhecimento e de entendimento do mundo. “A ideia é criar um espaço propício para os alunos pensarem sobre o que pensam e sobre a vida que levam”, afirma Kohan.

“A ideia é criar um espaço propício para os alunos pensarem sobre o que pensam e sobre a vida que levam”

Para o professor, as aulas são um espaço de interação e discussão saudável para todos. Elas permitem a fuga da rotina pesada e maçante do dia a dia escolar e abrem espaço para uma forma lúdica e leve de trabalhar.

Com textos – de filosofia e literatura – e o questionamento como principais ferramentas de trabalho, o projeto também estimula o pensamento crítico dos jovens filósofos. “É muito importante que na filosofia se façam muitas perguntas, que se problematize o que se pensa e o que se lê e que se encontre um espaço para escutar e sentir o que os outros pensam”, ressalta.

O projeto inclui também estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo Kohan, um desafio ainda maior a ser enfrentado. “Com eles é um processo mais difícil, porque nós, adultos de uma forma geral, temos ideias mais prontas, então estranhamos um pouco esse espaço, que busca desconstruir o que pensamos mais do que passar ideias prontas.”

Colhendo os frutos

O impacto do projeto nos estudantes é visível e vai muito além da filosofia; eles incorporaram as lições em suas vidas pessoais e acadêmicas.

Segundo a professora de português do sétimo ano da Escola Joaquim da Silva Peçanha, Edna Olímpia, a evolução é inspiradora. Para ela, cada aula é um desafio, já que eles se tornaram mais questionadores e participativos. “Eles modificaram e me modificaram também”, disse.

Os estudantes também se mostram empolgados com o modo pelo qual a filosofia tem se infiltrado em suas vidas. Durante uma oficina realizada este mês (10/8) no Ateliê de Infância e Filosofia da Uerj, alunos e professoras da escola conversaram com Laura Agratti, professora da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, sobre a importância e a função do desejo para o ser humano.

Nenhum comentário:


FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!