sábado, 27 de março de 2010

HORA DO PLANETA!!!!!!!

HORA DO PLANETA, o mundo todo entrou na campanha e nós brasileiros também!!!!
Muitas capitais brasileiras mobilizaram em muitas ações... confira as notícias.
E você vai apagar as luzes???????

"Planeta sustentável!!!! Acenda essa ideia e apague as luzes!!!
HOJE!!!!Dia da campanha (de 20:30 as 21:30 hs)
HORA DO PLANETA"

HORA DO PLANETA

O Brasil vai apagar as luzes

Até agora, 36 cidades brasileiras aderiram ao movimento organizado pelo WWF que já mobiliza mais de dois mil municípios em 81 países ao redor do mundo para a causa do aquecimento global

http://planetasustentavel.abril.com.br

CONSTRUINDO... UM FUTURO BOM...

... Chegamos ao final do ano letivo de 2009... Sim!!!! Somente agora algumas escolas conseguiram finalizar... O porque... Seria até possível explicar, mas será que valeria a pena...
Neste momento prefiro dizer que apesar de... Foi muito gratificante, como professora alfabetizadora conseguir resultados positivos. Educar e brincar é... tarefa ... de conhecimento, descoberta... e... também de valorização humana.


"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis!" Fernando Pessoa

Fotos do arquivo: Elisabete Lima

EDUCAR... UM OLHAR PARA O OUTRO... COMPARTILHAR... EMOÇÕES!!!!

A escola, além dos muros...
"Nada sabemos da alma senão da nossa; as dos outros são olhares, são gestos, são palavras, com a suposição de qualquer semelhança no fundo." Fernando Pessoa


Fotos do arquivo: Elisabete Lima

Saímos da escola a convite de uma empresa turística, apoiada por pessoas que fazem parte da equipe do hotel.
Proporcionaram momentos mágicos para todos nós membros da escola, em particular para as crianças. Que visivelmente se emocionaram, se encantaram e curtiram muiiiito!!!!!!!
Uma ideia, um projeto espetacular!!!!!!
Nosso agradecimento, OBRIGADA a todos.



Aprendendo...Vou seguir... Acreditar no amanhã...É preciso amar...

HISTÓRIAS DE VALORES

*Elisabete Helena Cavalcante Lima

Ao questionar sobre o tema, tão profundo, quanto complexo; VALORES, lembro-me das palavras de minha mãe, também professora, sempre nos ensinou através de histórias a desvendar a vida. “... A conversa de dois filósofos. - Se você houvesse aprendido a aplaudir o Rei não necessitaria juntar essas pobres lentilhas. - Se você houvesse aprendido a saborear a simplicidade da vida não necessitaria bajular o Rei.” É assim, o ser humano traz em si o objetivo de vencer, alcançar sua realização... Mas será que o homem já descobriu o que ele é realmente? Por exemplo, o que é a semente? Para que existe caroço de feijão? Se esta semente é lançada numa terra apropriada, com as condições climáticas suficientes ao seu desenvolvimento, rapidamente brotarão raízes, folhas e frutos. Se cair um caroço de feijão numa calçada e for pisoteado por uma pessoa, por outra, daqui a pouco será poeira e jamais alcançará seu objetivo. Com os humanos, costumamos dizer que a primeira vitória foi à gincana do espermatozóide quando alcançou o óvulo, iniciou sua evolução física, biológica, psicológica e começou a ser amado, desejado, acariciado, após nove meses alcançou a forma necessária para sair daquele primeiro aconchego, e em seguida viver contrastes tão diferentes, no mundo real. Daí em diante, ao admitirmos que pelo menos cinco grandes poderes começaram a se desenvolver neste ser: percepção, comunicação, organização, decisão e amor, pode-se perguntar: Quando então começa a educação? Na escola? Qual o papel da educação em novos tempos? A quem cabe esta tutoria? Educar em valores? Se educar é conhecer, o conhecimento deve ser aplicado à realidade, para se alcançar o desejo mais íntimo, do que é digno de valor, de bom, contribuindo para nossa experiência em benefício do bem comum. Quem educa ou libera a liberdade? O professor? Este é o grande questionamento. Mas certamente o processo de educar inicia-se na hora da concepção e continuará durante todo o desenvolvimento da pessoa humana em busca da valoração de sua vida física, biológica, profissional, etc. Nossas diversidades, representações e interações são frutos do que aprendemos com os outros, ligados mais, ou menos, na proporção dos laços afetivos que nos permeiam em culturas e linguagens. Cada vez mais e em menor espaço e tempo, percebemos que a humanidade reduz a maioria dos valores a meros interesses. Se conversarmos ou ouvirmos as propostas de grande parte dos pais, veremos que baseiam a felicidade e a realização de seus filhos, na remuneração, no status social, na beleza física e daí por diante. Vivemos em culturas tão aceleradas em modos de viver e existir, que não nos oportunizamos a diálogos, tão necessários em novos tempos. Mais do que ensinar certo ou errado seria preciso criar condições para que estas pessoas pudessem pensar por si mesmas, as opções e conseqüências de suas escolhas, isso quando tivessem a oportunidade de se exercitarem. Neste exercício eu, protagonista, professora junto aos que a mim se chegarem passo a investigar de que forma se conduzir ao diálogo, ouvir e considerar a diversidade. Não ensinaremos o que aprendemos, mas o que somos e buscamos ser!


*Pedagoga com especialização em Educação Infantil (UVA). Professora da EMEIF Frei Tito de Alencar Lima. Cursando especialização em Psicopedagogia (FTDR).

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA

CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!