domingo, 26 de setembro de 2010

Por um mundo melhor... EDUCAÇÃO EM VALORES

"...tudo ao seu redor é arte..."

EDUCAR E BRINCAR

Pesquisando formas de viver em um mundo melhor.

Conviver com arte

Frequentar exposições de quadros ou fotos, investir em curso de artes, chamar a atenção para o formato do brinquedo, o tom da luz que bate na planta, a textura dos móveis da sala, as ilustrações dos livros infantis, as canções do seu iPod. Há muito o que fazer quando o assunto é arte e criança. É hora de experimentar!


Cássio Vasconcellos















Espanto. É essa a sensação de uma criança diante de uma obra de arte. E ela se entrega. Não quer saber o que os críticos acharam ou quem é o artista. Ela sente a obra, gosta ou não gosta, interpreta da sua maneira. É livre para isso


Tinta, papel, melodia, emoção. Técnica, pensamento, habilidade, imaginação. Prática, espontaneidade, gosto, representação. Criatividade, ritmo, limite, fascínio, imitação. Estética, crítica, forma, dança, encanto, liberdade, descobertas... Mas isso é arte ou infância? Difícil vai ser você achar duas palavras que se entrelacem tanto. É tudo coisa de criança, é tudo coisa de artista. É tudo meio e é tudo fim. E uma e outra acontecem sob regras e tendências, mas sempre com um quê de natural.

Quando esquecemos de que somos seres prontos para nos emocionar, lá vêm as crianças para nos lembrar. E por uma razão muito simples: as crianças ainda se sentem livres para experimentar. Por isso elas querem se lambuzar de tinta, não se importam de colorir o elefante de vermelho ou misturar xadrez e bolas no modelito escolhido para ir à casa da avó. Elas estão provando. Olham à volta, percebem tudo e não julgam. “A criança geralmente escolhe o que o adulto descarta, não dá valor: pedrinhas da rua, caquinhos, restos de inseto, papel amassado. Aí elas investigam, recolhem, combinam, descombinam, criam. Somos todos seres criativos e estéticos por natureza e esta é a maneira de nos relacionar com o mundo”, diz Sylvia Helena Boock, que há 31 anos desenvolve trabalhos de artes com crianças em escolas e em seu ateliê.

Apesar de naturais, essas pequenas descobertas das referências estéticas – que aparecem para as crianças desde bebês – também são passíveis da interferência dos adultos, claro. Nós formamos os padrões e as regras e é bem fácil escorregar no “certo” e “errado”, no “isso é bom” e “isso é ruim”. Nesse começo, o melhor é dar as mãos e aproveitar: sentir junto as texturas, se sujar, experimentar muito. E fomentar. O músico Hélio Ziskind, aquele que faz seu filho cantar e dançar com a turma do Cocoricó, diz que incentivar a criança a conviver com a arte é como colocar minhocas dentro de um jardim, condição fundamental para que ele seja de fato um jardim fértil. E por dois motivos: o primeiro porque é prazeroso até quando provoca a tristeza (o que tem de mau chorar com a animação UP – Altas Aventuras ou com um filme de cachorro?). E o segundo, Hélio nos explica: “A música, a literatura, o teatro, as artes visuais são como bichinhos que estimulam as crianças a serem criativas e a expandirem suas visões de mundo”. Uma pesquisa do museu Isabella Stewart Gardner, de Boston (EUA), comprova essa “fertilização”. Os pesquisadores observaram cerca de 250 crianças de 3 a 5 anos e verificaram o quanto o contato com as artes desenvolve o pensamento crítico e ajuda no aprendizado. Notaram ainda um outro efeito colateral: ao conversar com seus colegas, trocar gostos e impressões, as crianças aprendem a respeitar diferentes opiniões e, portanto, a diversidade.

É COMO BRINCAR

Conviver com arte pode ser muito mais “cotidiânico” do que você pensa. Dar repertório à criança é, sim, visitar uma galeria de arte ou assistir a shows e peças teatrais. Mas é também dar lápis e tintas para o seu filho encher um papel, é inventar com ele uma música na hora do banho ou criar uma história maluca com seus personagens favoritos. “Para elas, fazer arte já é algo espontâneo, como uma brincadeira. Elas desenham com um palito na areia da praia, gostam de música desde bebês. Isso é maravilhoso”, diz Paula Ruggiero, psicóloga e coordenadora da Escola de Artes Integradas Grão do Centro da Terra, uma parceria entre a escola Grão de Chão e o Teatro do Centro da Terra, ambos de São Paulo. Esse contato faz com que seu filho se desenvolva, aprenda a viver coletivamente, a expressar suas opiniões, a ter mais concentração e a lidar com suas fantasias. “Ele vai se tornar um adulto com mais jogo de cintura, com um olhar mais humano para as coisas, não importa qual carreira for seguir”, diz Genny Chaves, psicopedagoga e coordenadora dos cursos de pré-formação da escola de música Tom Jobim. Isso mesmo: o contato com a arte não é só para o seu filho se tornar um artista no sentido profissional. Faz parte de um desenvolvimento saudável. Por isso é preciso ter espaço e tempo reservados. Ela quer ir ao casamento de chinelo? Você explica que naquele momento não vai ser possível, mas negocia em seguida. Sugira uma brincadeira com um amigo em casa depois usando somente suas roupas, por exemplo. A criança tem que se sentir autorizada a ter seu próprio gosto, fazer escolhas porque é com a ação que ela mostra seu jeito de pensar. “Assim ela vai criar o que podemos chamar de um “estilo” de ser. Dar este espaço é permitir que ela desenvolva sua sensibilidade para o mundo”, afirma Sylvia Helena.

É com a arte também que a criança experimenta outros jogos da vida. A escultura de argila pode tomar a forma que quiser mas, se não tiver uma base sólida, pode desmanchar toda. O desejo é desenhar uma menina com vestido vermelho e calça marrom, mas se essas cores não estão na caixa de lápis, a solução é ter outra ideia. “E qual é o instrumento básico da arte? A criatividade. E é ela que será usada na hora de pensar em uma solução para algum problema, em uma situação de emergência qualquer da vida”, diz Kátia Canton, escritora, ilustradora e PhD em artes pela Universidade de Nova York.

Está ainda difícil de entender a importância desta relação? Olhe para você. Qual foi a última vez que se surpreendeu com a arte? Que sentimentos provocaram em você? Pode ser a maluca versão do filme Alice, de Tim Burton, ou a bolsa artesanal da loja de esquina da sua casa ou uma poesia. É como tirar a venda dos olhos, não? A gente aprofunda a percepção para tudo, vê mais. Olhamos para o céu e não são mais somente nuvens: vemos um cachorro, um dinossauro, uma cadeira. Nos damos conta de formas, cores, texturas e sentimentos que dançam ali à nossa frente, nos provocam, fazem pensar.

Conviver com arte – VÍDEO

Há muito o que fazer quando o assunto é arte e criança. É hora de experimentar!





Redação Crescer


CRESCER e Jonhson's Baby por um mundo melhor. Uma série com 10 reportagens sobre como educar seu filho com valores que façam a diferença no futuro. Confira aqui o olhar das crianças em contato com a arte e a opinião de especialistas sobre o assunto.




http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI157472-18164,00.html

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