domingo, 26 de setembro de 2010

"OS SETE SABERES" pensamentos de Edgar Morin.

“A compreensão humana é o caminho para a paz. Para a educação do futuro, é preciso ensinar civilização, solidariedade e responsabilidade, que caminham juntas no mundo atual, globalizado”.
Soubemos desta ilustre visita a Fortaleza, através dos jornais... O professor ainda fica longe das informações e das formações, não porque não queira, mas o acesso é para poucos...
Não comentarei os motivos, mas eles existem de fato... Saberes que devemos saber, saberes que não podemos saber...
Mas para aqueles que participaram e estiveram a escutá-lo, foi inesquecível!!!!!
Saber os sete saberes é URGENTEMENTE necessário por todos e para todos.

Conferência sobre Sete Saberes marca Dia Internacional da Paz em Fortaleza
Ter, 21 de Setembro de 2010 17:02

“A compreensão humana é o caminho para a paz. Para a educação do futuro, é preciso ensinar civilização, solidariedade e responsabilidade, que caminham juntas no mundo atual, globalizado”. Com essas frases, o pesquisador francês Edgar Morin conquistou aplausos de mais de 1.300 educadores e pesquisadores do Brasil e do mundo, durante a abertura da Conferência Internacional dos Sete Saberes Necessários Para a Educação do Presente.


Edgar Morin, autor do livro Sete Saberes, discutiu com participantes maneiras e métodos que podem melhorar a educação e o processo de conhecimento no mundo contemporâneo. Entre eles, segundo Morin, o estudo da compreensão humana e da civilização. “É preciso compreender a complexidade humana, evitar o egocentrismo, a pobreza ligada à desigualdade e a falta de solidariedade. É o caminho para a paz”, ressaltou Morin. A reforma do conhecimento político e social e formação de uma ética pessoal, civil, humana planetária também foi ressaltada por Edgar Morin como parte dessa reforma do conhecimento.


Em seu discurso, professor Assis Araripe, reitor da Uece explicou que “Os Sete Saberes”, na verdade, é um maravilhoso e simplificado método pedagógico que vem revolucionando a educação, abrindo promissoras perspectivas de resgate da escola e da valorização dos seus agentes. Araripe enfatizou ainda, tudo condensado em sete atitudes, tudo sumarizado em sete verdades pedagógicas, que o extraordinário engenho do seu proponente ordenou e hierarquizou em teses que têm circulado o mundo.


Como forma de concretizar os métodos pensados pelo estudioso Edgar Morin, foi assinado ainda no evento a Declaração Conjunta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e a Universidade Estadual do Ceará. “É uma forma de nos comprometermos com a educação e materializar os métodos pensados por Edgar Morin”, ressaltou o Reitor da Uece.


Estiveram presentes na cerimônia a secretária de Educação do Estado de Ceará, Isolda Cela, representando o governador do Estado, o reitor Assis Araripe, a Pró-reitora de Extensão da UECE e Vice-presidente da Conferência, Celina Ellery, e Vincent Defourny, representante da Unesco e Presidente da Conferência Internacional dos Sete Saberes.


A Conferência Internacional é uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), associadas à Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento que começou nesta terça-feira procede até a próxima sexta-feira, 24 de setembro de 2010, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza.


Amanhã, às 10h, o pesquisado Edgar Morin, fará uma coletiva com a imprensa local sobre a conferência e sobre o livro Sete Saberes necessários para o Futuro. Às 19h, a Uece, em reconhecimento à pessoa e à obra do Pensador e Sociólogo Edgar Morin, concederá o Título de Doutor Honoris Causa, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. O Professor Assis Araripe, Reitor da Uece, fará a entrega da merecida homenagem ao escritor.


Com resultado da Conferência, será encaminhada uma carta de recomendações à Assembleia Geral das Nações Unidadas - ONU, até o final de 2010, para os devidos desdobramentos de natureza políticoadministrativa. A conferência conta o apoio da Unifor, FIC, BNB, Coelce e Capes, Mec, dentre outros.

Outras informações sobre o evento:
Assessoria de Imprensa
Universidade Estadual do Ceará
www.uece.br/setesaberes
Fátima Serpa
(85) 9987-8507




Brasil é o país que melhor acolhe os ideais de Edgar Morin, afirma representante da Unesco
Qua, 22 de Setembro de 2010 16:02

Fortaleza, 22/09/2010 – O representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, falou durante entrevista coletiva na Conferência Internacional sobre os Sete Saberes, nesta quarta-feira, em Fortaleza, para a imprensa local, que o Brasil e a América Latina “foram os que melhor se adaptaram aos pensamentos de Edgar Morin” no desenvolvimento da educação do futuro.

Segundo Vincent Defourny, o Brasil vive uma verdadeira explosão política, econômica e social e por ser um país em desenvolvimento “cria condições de receber os pensamentos de Morin e colocá-los em prática”. Como exemplo, o representante da Unesco destacou a experiência do trabalho realizado na educação integral. “As escolas de tempo integral já são parte de uma solução. As atividades físicas e culturais interagem com todas as áreas do conhecimento, como matemática, história, provocando uma transdisciplinalidade”, completou.


Vincent afirmou, ainda, que a educação brasileira encontra-se num momento muito positivo. “O Brasil hoje forma três mil doutores por ano. Nenhum país da America Latina tem essa capacidade”. “Os ideais dos sete saberes chegaram agora em mais 1.300 expectadores que receberam este conhecimento e com certeza vão colocar em prática o pensamento de Morin nas salas de aula”, completou o representante da Unesco sobre a importância deste evento para a educação do Brasil.


Ao finalizar a coletiva, Vincent enfatizou que para a educação ser completa e eficaz ela “tem que ser transformada, inovada e reinventada constantemente” para atender e se adequar a realidade social, cultural e política de cada geração. Nesse contexto, Vincent falou da importância da internet como ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma nova educação. “A internet é um meio de abrir a escola e desenvolver o conhecimento crítico dos alunos”, finalizou.

Conferência Internacional dos Sete Saberes

A Conferência Internacional é uma parceria entre a UNESCO e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), associadas à Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento, que começou nesta terça-feira (21/09), prossegue até a próxima sexta-feira (24/09) no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. Nesta quarta-feira, às 19h, a Uece entrega ao pesquisador francês Edgar Morin o título de Doutor Honoris Causa no Auditório Paulo Petrola, no Campos Itaperi da Uece.


Uece homenageia Edgar Morin com Título de Doutor Honoris Causa
Qui, 23 de Setembro de 2010 12:39

Fortaleza, 23/09/2010 – O pensador francês Edgar Morin foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio do reitor, professor Francisco de Assis Moura Araripe, na noite dessa quarta-feira (22/09), durante sessão solene do Conselho Universitário (Consu), no auditório Paulo Petrola, no Campus Itaperi.




Homenagem

O título de Doutor Honoris Causa concedido a Edgar Morin, foi aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário (CONSU) da Uece, durante reunião realizada no 17/09/2010, através da Resolução 746/2010, apresentada e lida na noite dessa quarta-feira.

Leia na íntegra

http://www.uece.br/


Nenhum comentário:


FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!