sábado, 24 de julho de 2010

ALIMENTAR SONHOS E DESEJOS...

Filosofar é preciso para continuar caminhando, vivos, temos a obrigação de alimentar sonhos e desejos, com certeza sermos felizes. Adorei o artigo da filósofa Dulce Critelli, uma reflexão que me chamou atenção. Por sempre ter em mente, a possibilidade de sermos marionetes. Muito criança, me vinha esta indagação: Quem realmente nos fazia andar, dar vida, falar e cantalolar??? Rssrsrsrsrsrsrsr


“Acreditamos que podemos controlar tudo, o que é uma ilusão. Quando compreendemos isso, nos frustramos profundamente”,

"...Afinal, por acaso ou por uma série de coincidências armadas pelo destino, estamos vivas e devemos continuar alimentando nossos sonhos e desejos."
Dulce Critelli, filósofa e terapeuta existencial


Acaso ou destino?Surpreendidos por acontecimentos enigmáticos, questionamos se a vida é uma sucessão de fatos aleatórios ou se somos marionetes nas mãos do destino. Certezas a esse respeito não existem. No entanto, o debate nos faz pensar sobre a importância de fazermos boas escolhas.Texto • Raphaela de Campos MelloA vida é cheia de coincidências. Sonhamos com um conhecido e, no dia seguinte, o encontramos na fila do banco. Procuramos um novo emprego e, por incrível que pareça, descobrimos numa festa que o amigo do amigo precisa de uma funcionária com o nosso perfil. Há, ainda, alguns felizardos que, por se atrasarem dez minutos, perdem o embarque e se safam de um acidente aéreo fatal. Mistérios. Muitos mistérios. Poderia preencher as páginas desta reportagem apenas com exemplos desse tipo. No entanto, o objetivo aqui é investigar se as chamadas coincidências revelam a interferência do destino em nossa biografia ou se os eventos da vida, mesmo aqueles mais enigmáticos, são frutos do acaso e ponto final.

Segundo a filósofa e terapeuta existencial Dulce Critelli, coordenadora do Existentia – Centro de Orientação e Estudos da Condição Humana –, em São Paulo, essa discussão tem como pano de fundo uma temática fundamental da existência: a liberdade humana. “Quando questionamos se somos vítimas do acaso ou não, estamos sondando se o homem realmente tem poder sobre a vida, ou seja, se é livre para construir sua história”, ela observa.

A resposta depende das ferramentas que usamos para decifrar o mundo. A ciência se vale de lentes empíricas. Para a física, nenhum fenômeno é aleatório, e sim movido por alguma força, como a gravitacional, por exemplo. “Sabemos que leis testadas e comprovadas moldam o Universo. Portanto, as interações na natureza são manifestações dessas forças”, afirma Adilson de Oliveira, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Outro recurso utilizado por esse campo é a estatística. “Em face de problemas complexos e cercados de inúmeros fatores externos, como a questão climática, trabalhamos com probabilidades, uma maneira de descrever estatisticamente os fenômenos e de fazer previsões”, acrescenta.

Para ilustrar esse saber, o físico cita o seguinte exemplo: se jogarmos um tabuleiro cheio de letras para o alto, é possível que o emaranhado vire um texto coerente ao cair no chão? “Há uma chance entre todas as combinações possíveis de que isso aconteça. Portanto, é provável, mas difícil de prever.” Logo, se o extraordinário episódio ocorrer, você não estará diante de uma coincidência, e sim de uma probabilidade que se concretizou, conforme o cálculo estatístico havia apontado.

“As coisas não estão separadas. O mundo interno é tão real quanto o externo”,
Cristina Balieiro, psicoterapeuta junguiana

Dimensão simbólica
Essa é apenas uma maneira de perceber o mundo. Existem outras tantas mais simbólicas e, portanto, menos racionais. Ciente disso, o psiquiatra suíço Carl G. Jung (1875-1961), fundador da psicologia analítica, farejou algo a mais por trás de determinadas coincidências. “Certa vez, num atendimento, uma paciente de Jung contava-lhe que havia sonhado com um escaravelho. E, em seguida, o tal inseto apareceu na janela da sala”, conta Cristina Balieiro, psicoterapeuta junguiana e coautora de
O Feminino e o Sagrado – Mulheres na Jornada do Herói (ed. Ágora), junto com Beatriz Del Picchia.

Depois de observar por décadas episódios semelhantes, o psiquiatra cunhou o termo sincronicidade. “O conceito se aplica a fenômenos que não possuem uma relação causal, mas sincrônica. No famoso caso do escaravelho, o animal não apareceu porque fora mencionado na conversa. No entanto, por alguma razão, ele apareceu”, pondera Cristina. O motivo da aparição, segundo ela, é puramente simbólico. “Trata-se de uma visão sutil e carregada de significados que escapam à racionalidade, mas que fazem todo sentido para a psiquê, que se expressa por meio de símbolos”, explica a psicoterapeuta. Em outras palavras, é como se essas ocorrências, que podem ser simultâneas ou não, fossem sinais ou imagens que refletissem no exterior um estado interior. Ela própria vivenciou um episódio emblemático. “Estava num restaurante com uma amiga que vivia um momento de transição. Comentei que ela estava na fase do casulo e que dali sairia uma borboleta. Não é que nessa hora o inseto apareceu no local?”, conta, entusiasmada. Na ocasião, aquilo soou como uma confirmação, uma evidência de que a tal amiga estava no caminho certo. “Ficar atenta aos significados de eventos sincrônicos não é o mesmo que ser uma pessoa mística. Essa é apenas uma forma de dialogar com a alma. Afinal, as coisas não estão separadas. O mundo interno é tão real quanto o externo”, opina Cristina.


Um toque em nossas vidas, transformações...

Nenhum comentário:


FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!