terça-feira, 15 de junho de 2010

Pesquisa mostra que as creches e pré-escolas deixam crianças ociosas...

Educar , brincar e crescer... Requer atenção de todos... Cuidar de nossas crianças será fundamental para a construção de um mundo melhor... Tempo diz pra eles ... Que já é tempo... EDUCAÇÃO!!!!!!!!
“Os resultados mostram que o trabalho que precisamos fazer para melhorar a qualidade do que é feito em sala de aula é muito grande. Existem inúmeros fatores que precisam ser resolvidos para que se atinja níveis de excelência”, ressalta a coordenadora da pesquisa, Maria Malta Campos, da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas, BID e MEC mostra que as creches e pré-escolas deixam crianças ociosas.



Os bebês e as crianças que freqüentam as escolas de educação infantil do País realizam poucas atividades durante o tempo em que permanecem na instituição. A oferta escassa de projetos, brincadeiras e ações que promovam o desenvolvimento cognitivo e motor delas compromete de forma determinante a qualidade de ensino.

A conclusão é de pesquisa realizada em escolas públicas e privadas - mas a grande maioria era em pública - pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o Ministério da Educação e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os resultados apresentados em seminário promovido pelo BID mostram que, em uma escala de zero a dez, a nota dada às atividades realizadas pelos alunos da educação infantil é 2,3.

Segundo o estudo, intitulado Educação Infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa, as creches oferecem atividades físicas, motoras, artísticas, musicais ou que estimulem as brincadeiras de faz de conta, com areia ou água, ou uso de TV, vídeo e computadores de forma inadequada. “Não são tarefas sofisticadas, mas que exigem preparo do professor”, analisa a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda.

Na pré-escola, a situação não é diferente: não há livros e materiais nas salas de aula, as atividades não contemplam o ensino adequado de ciências e não estimulam o contato com a natureza. As condições foram consideradas completamente inadequadas para isso (em uma escala de zero a dez, 1,6). Os materiais são insuficientes para todos os alunos e não estão disponíveis o tempo todo aos alunos.

Nas creches, o pior conceito também foi dado às atividades oferecidas para promover os conhecimentos de ciências e natureza e a promoção da aceitação da diversidade. Receberam notas 1,9 e 1,5, respectivamente. Outro dado revelado pela pesquisa é o fato de que a maioria das creches não utiliza livros para estimular bebês e crianças com até três anos.

Para Pilar, a falta de iniciativa em oferecer programação adequada ao desenvolvimento da população com essa faixa etária tem raízes na cultura brasileira. “O conceito de educação infantil no Brasil é muito novo. Não se consegue ver nessa etapa da educação ainda um espaço para cuidar e educar. Em geral, as escolas fazem uma coisa ou outra”, afirma a secretária.


Veja na íntegra, site http://ultimosegundo.ig.com.br


Nenhum comentário:


FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!