sábado, 28 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO PARA PENSAR... PENSAR????

Gosto muito de visitar o site PLANETA EDUCAÇÃO, onde encontro e leio artigos interessantes, que me ajudam a entender, refletir sobre uma variedade de assuntos do nosso universo educacional. Pensar... Pensar... O tema visto ... de um ponto de vista...
...Um outro olhar...

Será, olhar??? Imaginar??? Pensar???

"Enquanto professor, o que tenho tentado fazer é emancipar, permitir voos não apenas panorâmicos pela vida, mas sim viagens através das quais os estudantes se sintam preparados para intervir, opinar, participar, contribuir, promover um mundo melhor... Pensar para causar e demonstrar altivez, capacidade de solucionar problemas e de se relacionar, da forma mais integrada (e sempre com ousadia), com o mundo..." Rubens Alves


"Sobre o Pensar...
Em busca do livre pensar, da altivez e da capacidade de intervir"

João Luís de Almeida Machado


João Luís de Almeida Machado Editor do Portal Planeta Educação; Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).


Escultura do Pensador de Auguste Rodin[ Educação para o pensar e o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas ]
Coluna Educação para o pensar
É possível educar para o pensar? Antes da resposta, é prudente perguntarmos o que entendemos por pensar. Com certa freqüência usamos expressões como “meus alunos não sabem pensar”; “pense um pouco que você resolverá o problema”, “se tivesse pensado não teria feito isso”; “penso em um mundo melhor”.



Escultura do Pensador de Auguste Rodin[ As Crianças Pensam? ]
Coluna Educação para o pensar
Freqüentemente nos dirigimos às crianças e exigimos que eles tenham atitudes de adulto. Não são raros os momentos que chamamos sua atenção dizendo coisas do tipo: “Pensa direito menino!”, ou “Presta atenção no que faz, parece que você está no mundo da lua!”.


Imagem-de-dois-polegares-para-cima-e-para-baixo-e-uma-pessoa-ao-longe[ Entre a Moral e a Ética ]
Nós e os nossos valores
Avalie o conceito acima apresentado. Ele esclarece ou deixa dúvidas? Sabemos mais ou menos depois de ler estas palavras? Aprendemos ou simplesmente agregamos mais alguns dados, sem que cheguemos a transformar essa informação em conhecimento? Aliás, qual a diferença entre informação e conhecimento?



Imagem-de-forma-em-madeira-de-corpo-feminino-sentado-no-chão-com-pernas-cruzadas-e-cabeça-inclinada-em-uma-das-mãos[ Sobre o Pensar... ]
Em busca do livre pensar, da altivez e da capacidade de intervir
Quando li as palavras acima transcritas, do mestre Rubem Alves, lembrei-me imediatamente de algumas circunstâncias, todas elas bastante pertinentes e de interesse quanto ao tema.





quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AÇÕES... EDUCAÇÃO...

"Cartas de amor são escritas não para dar notícias, não para contar nada,mas para que mãos separadas se toquem ao tocarem a mesma folha de papel." Rubens Alves

Através de ações, importantes projetos estão trabalhando educação, cidadania... Espalhando boas novas...Tenho recebido o newsletter, visitado o site do Instituto Alana e indico. Conheçam os trabalhos... CRIANÇA E CONSUMO. Vamos cuidar de nossas crianças... " Ao cuidar bem delas, proporcionar-lhes uma educação sólida e incutir nelas valores positivos, estamos garantindo um futuro mais harmonioso, pacífico e produtivo para todos nós." Dalai Lama





Instituto Alana

Instituto Alana

A união da educação, da cultura e da assistência social para o desenvolvimento da cidadania e da qualidade de vida de todos nós.


Visite o site

http://www.alana.org.br/default.aspx


Governos estaduais recebem material do Projeto Criança e Consumo

24/11/2009

Em mais uma ação de conscientização e incentivo ao debate, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, enviou material sobre os graves problemas da mercantilização da infância e uma cópia da pesquisa “Vítimas da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Indicadores de Risco, Vulnerabilidade e Proteção”, da Childhood Brasil, para 21 estados brasileiros: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.


O material foi encaminhado paras as Secretarias de Educação e Turismo com um alerta especial sobre o problema crescente da violência sexual contra crianças e adolescentes. O levantamento realizado neste ano pela Childhood apontou para a forte influência do consumo nos índices de exploração sexual infanto-juvenil. Mais de 65% das meninas e dos meninos entrevistados revelaram que usam um dinheiro que ganham para comprar objetos.


“Esse dado é alarmante pois mostra que, apesar de não ser o único gerador da violência sexual contra crianças e adolescentes, os apelos mercadológicos para o consumo são extremamente negativos na medida em que fazem com que esses meninos e meninas acreditem que eles só farão parte da sociedade se tiverem determinados bens”, diz Isabella Henriques, coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana.


Leia a carta enviada para Secretarias de Educação e Turismo de 21 estados
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica.aspx?v=1&id=142


Conheça a pesquisa da Childhood Brasil
http://www.wcf.org.br/pdf/Relat%F3rio_ESCA.pdf




FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA

CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!