quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Filosofia no universo da criança

Nildo Lage
Falar de Filosofia é reviver a história da humanidade através de episódios abstrusos, submersos nas entrelinhas da humanidade. É recordar pessoas que pensavam além, que revolucionaram épocas. Seres que utilizaram a curiosidade como estímulo, o amor como fonte de energia e a paixão pelo belo como um instrumento para traduzir o mundo. Indivíduos que se destacaram entre os demais por serem dotados de potenciais para expressar a vida na sua plenitude.




Falar de Filosofia é içar voo na rota da Grécia, imergir no universo das artes, da arquitetura, dos jogos, da mitologia, da religião e dos valores morais, por ser o ventre que fecundou os mais discutidos rumos da ciência humana.

Embrenhar pelas veredas da Filosofia é seguir as pegadas de Pitágoras, o grande mentor, que soube conviver com os números sem perder a harmonia com as palavras. Do velho sábio Sócrates, dominador, senhor de todos os tempos... Que valorizou a descoberta do homem e o guiou para as conquistas de valores universais... De Aristóteles, que se orientou nos filósofos pré-platônicos para alicerçar o seu magnífico sistema, por acreditar que somos aquilo que fazemos. E, como não poderia ser esquecido, o fiel discípulo Platão, que trilhou as pegadas do mestre Sócrates. Hábil e irascível, soube transitar entre o inteligível e o sensível, onde o mundo concreto era nada mais do que uma pálida reprodução do mundo das ideias... Os posteriores foram simplesmente admiradores, meros seguidores.

Pois a Filosofia, no seu emaranhado de bifurcações, forma labirintos que nos arremessam numa viagem tão alucinante que uma breve escala ao Mundo de Sofia é inevitável para abastecer-se de conhecimento e magia, encontrar respostas e esvair dúvidas.

Apesar de o velho ditado assegurar que, “de filósofo e louco, todos temos um pouco”, cada ser busca dar um tom na própria existência, e as palavras, como poderoso veículo de comunicação, fluem, se agrupam, formam ideias brilhantes e, até que se prove o contrário,

Filosofia é um assunto que não interessa só ao especialista porque — por mais estranho que isto pareça — provavelmente não há homem que não filosofe; ou, pelo menos, todo homem se torna filósofo em alguma circunstância da vida. […] o importante é que todos nós filosofamos, e até parece que estamos obrigados a filosofar (BOCHENSKI, 1977:21).

Mas como introduzir toda essa gama de conhecimentos no universo da criança?

É um passo delicado, pois significa explorar um mundo abarrotado de enigmas, de mágicas, onde uma descoberta é exclusivamente mais um passo rumo ao incógnito e onde imaginário e realidade se confundem. Fantasias e anseios não trilham o mesmo caminho que as atividades lúdicas. E o mistério intriga cada vez mais até quem ousou explorar esse universo tão fértil, superlotado de surpresas, que surpreende até os próprios pesquisadores. Piaget e Vygotsky que o digam.

Pois conviver com a intelectualidade aflorada, a ingenuidade e uma curiosidade sem extremos desafia o educador a buscar novos caminhos, fazer proezas para acompanhar o ritmo de uma geração que não para esperando os fatos acontecerem, por ser o núcleo dos próprios fatos.

...


É preciso explorar esse terreno que faz germinar tantas ideias quanto à capacidade da criança de imaginar. Comenius acredita que


Não é necessário introduzir nada no homem a partir do exterior, mas apenas fazer germinar e desenvolver as coisas das quais ele contém o gérmen e fazê-lo ver qual a sua natureza. Por isso, Pitágoras preocupava-se em dizer que era tão natural ao homem saber tudo que, se fossem apresentadas com jeito a um menino de sete anos todas as questões de toda a Filosofia, com certeza responderia a todas com segurança. (COMENIUS, 1999:118).

...

Leia:



SEREMOS ETERNAS CRIANÇAS... Na busca da felicidade...

Exercícios de Ser Criança



Nestes Exercícios de Ser Criança, encontramos dois textos escritos em prosa poética — O menino que carregava água na peneira e A menina avoada — que apontam a imaginação, a liberdade e a ludicidade como elementos essenciais no processo de conhecer o mundo e de recriá-lo. O menino que carregava água na peneira fala-nos, com a beleza das palavras e das imagens bordadas por todas as páginas, do sentido do fazer poético e da própria poesia: carregar água na peneira, como o menino da história fazia, “era o mesmo que roubar um vento e sair correndo”, “o mesmo que catar espinhos na água”, “o mesmo que criar peixes no bolso”. O menino, “que era cismado e esquisito porque gostava de carregar água na peneira, com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo que carregar água na peneira”. É com essa bela imagem, reiterada ao longo do texto e utilizada em seu título, que o autor sintetiza a “gratuidade” do fazer poético e da poesia, caracterizando-os como uma criação que não é utilitária, que não tem uma finalidade explícita, e tratando a obra de arte como um exercício de imaginação e de liberdade para provocar os sentidos. Em A menina avoada, a “gratuidade” das brincadeiras infantis e a força da imaginação para criar um mundo a partir das coisas mais simples se apresentam na construção do carro que era feito com um caixote e duas rodas de lata de goiabada, puxado pelo irmão maior por uma corda, “mas o carro era diz-que puxado por dois bois”. Assim, a simplicidade de fatos do cotidiano é aqui recomposta por meio de uma linguagem que imprime beleza e significados mais amplos aos “Exercícios de Ser Criança”. Na apresentação do livro, o poeta sintetiza as idéias a respeito da poesia nele contida com as perguntas feitas por um menino a seus pais num aeroporto:
“— E se o avião tropicar num passarinho triste?
A mãe teve ternura e pensou: ‘Será que os absurdos não são as maiores virtudes da poesia? Será?...’”



http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=770

Semana da criança...

EU E VOCÊ... ALEGRIA, ALEGRIA...




Durante toda a semana estivemos comemorando o "DIA DA CRIANÇA"... Na verdade devemos comemorar todos os dias... Compreendendo e fazendo compreender que todos tem direitos e deveres... os mesmos devem ser respeitados...



70 maneiras de fazer seu filho sorrir

Ver uma criança, qualquer uma, abrir aquele sorriso largo é delicioso. Se for o seu filho, então, é daqueles momentos que vão tornar seu dia ainda melhor. Você vai descobrir um monte de ideias para fazê-lo sorrir, gargalhar e olhar com aquela carinha de “quero mais”. Aproveite!

Bruna Menegueço e Daniela Tófoli


Carol do Valle

1 - Fotografem caretas um do outro.

2 - Comecem juntos uma COLEÇÃO. Pode ser de carrinhos, figurinhas, bonecas, papéis de carta etc.

3 – 5 Deixe SURPRESAS NA LANCHEIRA para lembrá-lo que você pensa nele enquanto está na escola. Veja algumas ideias para surpreendê-lo:

Corte o sanduíche em formatos diferentespara que, a cada dia, ele tenha uma surpresa diferente com o lanche. • Coloque uma piada ou um desafio para que ele possa dividir com os amigos e se divertir. • Prepare um recadinho carinhoso ou divertido em um papel especial.

6 - Deixe-o dormir na sua cama de vez em quando.

7 - Enquanto vocês esperam a comida chegar à mesa do restaurante, que tal brincar de PROIBIDO RIR OU PISCAR? Fiquem olhando bem nos olhos um do outro. Quem sorrir ou piscar os olhos primeiro, perdeu! A gargalhada é garantida e essa é uma ótima desculpa para ficar olhando bem de pertinho para o seu filho, não é mesmo?

Manoel Maquies

8 - Montem uma banda improvisada juntos. Vale pegar qualquer coisa em casa que faça barulho e tocar uma música bem animada.

9 – 11 Tem coisa melhor do que FESTA? Ela é alegria certa. Veja três sugestões: • Planeje, junto com ele, uma festa surpresa para o pai ou um amigo querido. • Deixe-o participar de toda a preparação do aniversário dele, desde a confecção dos convites (que tal usar desenhos feitos por ele para ilustrá-los?) até o momento de enrolar o brigadeiro. • Faça uma festa de aniversário surpresa para ele.

12 - Deixe-o escolher a roupa que usará.

13 - Conte um segredo no ouvido dele! Pode ser algo simples, como: vamos fazer pipoca doce! Mas só ele saberá o “plano”.

domingo, 4 de outubro de 2009

PROFESSOR...PROFISSÃO...

ClicKut.com.br

ClicKut - Scraps, Recados Animados e Gifs com Glitter para Orkut!

NOTÍCIAS...

Secretaria de Educação do Ceará encerra inscrição para 4 mil vagas

As vagas são destinadas para professores graduados em nível superior.
Salário varia de R$ 663,83 a R$ 1.327,66.

Secretaria de Educação do Estado do Ceará encerra neste domingo (4) as inscrições para 4 mil vagas para professor pleno I. As vagas são destinadas para graduados em nível superior e a remuneração varia de acordo com a carga horária, sendo de R$ 1.327,66 para 40 horas semanais e de R$ 663,83 para 20 horas semanais (veja aqui o edital).

Confira lista de concursos e oportunidades

As inscrições devem ser feitas até as 23h59, pelo sitewww.cespe.unb.br/concursos/seducce2009. A taxa custa R$ 60.

As vagas são para professores das seguintes áreas: arte-educação (68), biologia (308), educação física (181), filosofia (117), física (374), geografia (289), história (298), língua espanhola (17), língua inglesa (249), língua portuguesa (662), matemática (919), química (396) e sociologia (122).


A opção dos candidatos, tanto pela carga horária quanto pelo local de exercício, será feita de acordo com as vagas existentes e a classificação no concurso.


A seleção será feita por meio de quatro etapas: prova objetiva, prova prática, programa de capacitação profissional e avaliação de títulos.


As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Fortaleza, Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cratéus, Crato, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá, Tianguá e Senador Pompeu.

A data provável para aplicação da prova objetiva é 1º de novembro. Os candidatos saberão os locais de prova na data provável de 21 de outubro.

Leia mais notícias de Concursos e Emprego

http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1327892-9654,00-SECRETARIA+DE+EDUCACAO+DO+CEARA+ENCERRA+INSCRICAO+PARA+MIL+VAGAS.html

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA

CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!