sábado, 11 de abril de 2009

IDÉIAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

BUSCANDO IDÉIAS, COLANDO ESPERANÇAS

11 Abr 2009 - 15h14min
JACQUES THERRIEN 
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científi co e Tecnológico (CNPq) 
“Saber e prática social do educador” 


1 EDUCAÇÃO INTEGRAL 
> Aprender não é só decorar. Para Jacques Therrien, a escola só tem sentido quando se “vive” nela. E, ele ressalta, não se trata simplesmente de tempo integral, pois a escola não deve servir apenas como “depósito” de crianças. “Uma escola de aprendizagem, onde se aprende a viver, é uma escola onde há muito diálogo, muita interação entre os professores, a direção, a família e as crianças”, aponta. 

2 GESTÃO COMUNITÁRIA 
> Apesar de a educação pública atender a uma grande parcela da população, essa população demonstra pouca força para pressionar o poder público e atrair investimentos. Primeiro com a participação comunitária efetiva na escola e nas decisões relativas a ela, a gestão comunitária seria responsável por se tornar um espaço de mobilização política a favor da própria comunidade e da educação pública. 

3 AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES 
> A eficiência tem de ser incentivada. Para isso, é preciso que sejam avaliados a direção das escolas, os professores e os alunos, mas não apenas em termos 
de sucesso em testes de conhecimento. Therrien ressalta, contudo, que a essa avaliação não deve criar clima de competição entre escolas ou profissionais. 


JOSETE CASTELO BRANCO 
Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Ceará (Uece) 
e representante da Uece no Conselho Municipal de Educação 


1 MUNICIPALIZAÇÃO DAS CRECHES 
> A professora cobra a universalização do acesso ao ensino infantil, que está a cargo do Município. Além de a demanda por creches ainda superar a oferta por parte da Prefeitura, desde dezembro de 2008 o Governo do Estado deixou definitivamente de responder pela área. Das 87 creches que saíram das mãos do Estado, a Prefeitura promete municipalizar pelo menos 48. 

2 ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETORES DE ESCOLAS 
> Hoje, os diretores são apontados em lista tríplice pelas escolas e escolhidos pela prefeita. Enquanto a Prefeitura afirma que um processo de eleição direta causa conflitos e divisão na comunidade escolar, Josete Castelo Branco avalia que o método atual é uma “prática coronelista que ainda perdura”. 

EDGAR LINHARES 
Presidente do Conselho de Educação do Ceará 

1 TEMPO INTEGRAL ATÉ O 9º ANO 
> Para Edgar Linhares, só pela expansão do horário letivo no Ensino Infantil e no Ensino Fundamental será possível “vencer as etapas perdidas” no processo de alfabetização e desenvolvimento da capacidade de leitura dos alunos do ensino público. As outras disciplinas escolares, como a Matemática, estariam também dependentes desse desenvolvimento. Além disso, o tempo integral ajudaria a atingir o patamar mínimo de 75% da população de 14 a 17 anos na escola. 

2 PRÉDIOS E CURRÍCULOS ADEQUADOS ÀS POSSIBILIDADES DA MODERNIDADE 
> As escolas devem utilizar-se das artes e dos recursos audiovisuais, e as bibliotecas devem ser tão importantes quanto a alimentação das crianças. Para isso, seria preciso uma reforma curricular “audaciosa” e grande investimento em estrutura física. Na base da questão está também a necessidade de “investir seriamente no professor, desde a sua formação inicial e continuada até a sua remuneração”. 


ARLINDO ARAÚJO 
Coordenador de Ensino Fundamental da Prefeitura de Fortaleza 


1 REDEFINIÇÃO DE CURRÍCULOS
 
> Desde 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e o fim do tele-ensino, a rede municipal está com currículos defasados. Hoje, segundo Arlindo Araújo, os professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental usam os próprios livros didáticos como guias. É preciso construir uma proposta curricular para essas séries e atualizar o currículo de 1º a 5º ano. Algo “importantíssimo” 
para a melhora na qualidade do ensino e um investimento na unidade do sistema municipal de educação. A promessa é que a redefinição aconteça ainda em 2009. 

2 FORTALECIMENTO DO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO 
> A diretriz engloba três novidades: a criação da posição de “coordenador pedagógico”, de um sistema municipal de avaliação e de um observatório de frequência e redendimento. Explicitamente voltada para a melhoria dos indicadores educacionais, a ideia é oferecer aos professores, em tempo hábil, as informações necessárias para que repensem sua prática no decorrer do próprio ano letivo, tendo em vista a otimização da aprendizagem e a minimização da evasão escolar. 

EDUCAR PARA CRESCER.

Tenho que saber do meu dever, do meu direito... Aprender, ensinar... certo... 

                                                                                                            Pitágoras

DIRETRIZES
Entrevista Cristovan Buarque

FOTO: Ana Araujo
O senador defende a lei do piso salarial, discute a inconstitucionalidade e ratifica a urgência de sua implantação.

Formado em engenharia e doutor em economia, o pernambucanoCristovam Buarque já foi Reitor da Universidade de Brasília, governador do Distrito Federal e Ministro da Educação. Membro do PDT, se candidatou pelo partido a presidência da república e atualmente é Senador. Seguidor de Darcy Ribeiro, dá continuidade a proposta de transformar a educação em prioridade nacional. É responsável pela formulação da Lei do Piso Salarial dos Professores, teoricamente em vigor desde janeiro de 2009.

Em entrevista ao EDUCAR PARA CRESCER, Cristovam fala sobre a polêmica da constitucionalidade da norma e da latência de implantação em alguns estados.

Saiba mais sobre a Lei do Piso Salarial

VISITE: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/cristovam-piso-432621.shtml

Para ler, clique nos itens abaixo:

1. Qual é a importância de um piso salarial para professores?
2. A lei do Piso fere a Constituição?
3. A unificação nacional do piso em vez de variação de acordo com o custo de vida em cada cidade brasileira é boa?
4. A nova lei tem algum aspecto negativo?
5. A lei demorou mais de um ano para ser aprovada. Você faria alguma mudança nela?
6. A lei é justa ao não diferenciar a formação dos educadores?
7. Por que o piso não foi implantado em alguns estados?
8. O governo, em artigo oficial, se responsabiliza por cobrir os custos dos estados que provarem não ter condições de arcar com o custo. Estados como Goiás, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins não implantaram o piso, nem contaram com a contribuição do governo. O que está acontecendo?
9. Caso a lei não seja cumprida as autoridades responderão por crime de improbidade administrativa, isto está acontecendo?
10. A valorização do professor depende do que?
11. Qual é a importância de se investir em Educação?



 

PÁSCOA!!!! JESUS, RESSUSCITOU...

E porque CRISTO ressuscitou,hoje celebramos 
um DEUS vivo 
que vive para o todo sempre...




Alunos do 1º ano A - MANHÃ E TARDE.
Na Páscoa tentamos trabalhar a história real, refletindo sobre o verdadeiro sentido, buscando na memória...
  • Leitura de textos, histórias, imagens, músicas; 
  • Nos reportando a filmes que passam na Tv nessa época;
  • Dinâmica: coelhinho sai da toca;
  • Trabalhos de artes, confecção de máscaras, lembranças e cartões etc.
  • Pintura no rosto feita por eles;
  • Confraternização, Celebração da ceia ( pão e suco de uva)
 
DESEJOS DE UMA 
FELIZ PÁSCOA!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA

CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!