sexta-feira, 13 de março de 2009

LEITURAS-RETISCÊNCIAS.

LEITURAS...
TÍTULO: Escola da Ponte
SINOPSE:
A Escola da Ponte surgiu do desejo de criar uma escola que se diferenciasse do modelo tradicional. Por isso, a escola idealizada por José Pacheco, além de não possuir séries, testes, turmas ou aulas, também se diferencia pela forma de aprendizagem: por um lado os professores não se prendem a uma única turma ou disciplina e, por outro, os alunos, geralmente considerados crianças ou adolescentes problemáticos, desenvolvem tanto estudos individuais, que são mais tarde compartilhados com os demais colegas, quanto projetos de pesquisa, que são feitos em grupos formados de acordo com suas áreas de interesse.



Da leiura que ora faço do livro Escola da Ponte, o que mais me chama atenção é o modo e o despertar da aprendizagem do professor. Descobrir a importância das trocas e das concepções do estudo, da pesquisa e do fazer conhecimento. Estou adorando e gostaria de compartilhar. Existem muitas controversias sobre, se esta é a escola ideal, o mais relevante a saber é o despertar para a reflexão. Em qualquer lugar que estejamos precisa-se de compromisso, de reflexão, de teoria e de prática.

Paralela a leitura, fui pesquisar, conhecer novas leituras a respeito desta prática...
Notícias/reportagens relacionadas:

Reportagem site da EDUCARE
Escola da Ponte num livro de José Pacheco
Sara R. Oliveira 2008-09-29

O livro Escola da Ponte - Formação e Transformação em Educação é apresentado amanhã em Vila das Aves. O autor espera que a obra seja "mais um contributo para o reconhecimento de zonas obscuras no exercício da profissão de professor".
Parte da entrevista
"... O professor realça ainda que há poucos estudos centrados em efectivas transformações na área da formação. "O drama dos pesquisadores tem sido esse: a quem vive o quotidiano da escola, a quem investiga a todo o momento, não sobra tempo para fazer registos. Os que estudam 'sobre' as práticas observam, captam o supérfluo e generalizam-no. As conclusões de muitos estudos reflectem a origem dos pesquisadores, raramente a realidade dos investigados", comenta. "A reflexão sobre a prática está cada vez mais viciada por lugares-comuns e uma retórica herdada da formação de modelo clássico, transmissivo, académico, ou o que lhe quisermos chamar..."

VISITE O SITE

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=571B4D1028596A19E0400A0AB800223E&opsel=1&channelid=0

ASSISTAM ALGUMAS MATÉRIAS

"Um dia na Escola da Ponte" (vídeo)


Jornal da Educação
http://www.jornaldaeducacao.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=493&Itemid=29#myGallery1-picture(3)


Na Escola da Ponte o aluno estabelece o conteúdo e com quem quer aprender
....
Experiências de pedagogos brasileiros

"Grande parte das idéias, que usamos na Ponte são exemplos e herança cultural de pedagogos brasileiros, desconhecidos dos próprios professores brasileiros", informou José Pacheco que citou alguns grandes pedagogos brasileiros e experiências práticas que deram certo e deveriam ser conhecidas e seguidas. Entre os bons exemplos, estão a experiência de Anísio Teixeira e a Escola Parque, implantada em 1950 (http://www.prossiga.br/anisioteixeira/livro11/pagina33), em Salvador e no Rio de Janeiro; as idéias e a obra de Tomás Novelino (fundador do Educandário Pestalozzi); o exemplo de vida de Anália Emília Franco, a Grande Dama da Educação Brasileira (http://www.analiafranco.org/); Eurípedes Barsanulfo que, em 1907, inaugurou o Colégio Allan Kardec, primeiro colégio espírita do mundo; o filósofo prático português, George Agostinho Baptista da Silva, que radicou-se no Brasil de 1947 a 1969 e é um dos fundadores da Universidade de Santa Catarina; Paulo Freire que defendeu a educação como forma de conquista de liberdade para os homens, entre outros.Todos estes pedagogos e educadores têm em comum a idéia de que a aprendizagem acontece pela prática. Ou seja, a aprendizagem pela liberdade, em moralidade e autonomia. É a idéia central do construtivismo, na qual o indivíduo constrói o seu próprio conhecimento e sempre através da ação.

RETISCÊNCIAS.

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA

CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!