sábado, 19 de dezembro de 2009

Professor...Escola...Família...

" Dar à pessoa tantas oportunidades quantas for possível, cercá-la com modelos positivos, sempre amá-la e jamais agredi-la ou renunciar a ela."

Visite o site e leia a entrevista completa:

http://www.revistapatio.com.br/sumario_conteudo.aspx?id=729


Ano XIII - Nº 52 - A fórmula da escola de sucesso: Como é possível fazer a diferença. - Novembro 2009 / Janeiro 2010

Entrevista

DestaqueHoward Gardner

Sonia Montaño

O psicólogo cognitivo Howard Gardner abalou as crenças tradicionais sobre a inteligência pensada como capacidade única, herdada e sujeita a medições. "Minha definição de um gênio é uma pessoa que contribui com novos conhecimentos para o mundo", afirmou o pesquisador em sua entevista exclusiva à Pátio, concedida durante sua passagem por Porto Alegre (RS), no dia 17 de agosto, quando fez uma conferência sobre a educação no século XXI durante o evento Fronteiras do Pensamento. Professor de psicologia na Universidade de Harvard e de neurologia na Universidade de Boston, Gardner nasceu em 1943 na cidade de Scranton, Pensilvânia, e provém de uma família descendente de alemães que emigrou para os Estados Unidos, fugindo do regime nazista. Estudou psicologia e neuropsicologia na Universidade de Harvard. Hoje é presidente do comitê gestor do Projeto Zero (Escola Superior de Educação de Harvard) e participa do Goodwork Projetc, destinado a melhorar a qualidade e a autoestima profissional. Gardner é autor de diversos livros que foram publicados em português pela Artmed Editora, tais como Responsabilidade no trabalho (2008), Cinco mentes para o futuro (2007), Mentes que mudam (2005) e Estruturas da mente (1995). Ainda em 2009 está prevista a publicação de seu mais recente livro, Inteligências múltiplas ao redor do mundo, também pela Artmed.

...

Como as famílias podem ajudar as crianças
e os adolescentes a desenvolver as suas inteligências o melhor possível?


A resposta é simples: dar à pessoa tantas oportunidades quantas for possível, cercá-la com modelos positivos, sempre amá-la e jamais agredi-la ou renunciar a ela.

...


A infraestrutura da escola (classe, quadro, lugar do professor, pátio), na qual estão
bem-delimitados os lugares dos diversos atores e suas funções, responde a um modelo em que prevalece a inteligência lógico-matemática?


A configuração principal é como o professor pensa. Pode levá-lo a um lugar maravilhoso; porém, se a mente for estreita, é muito melhor que em uma sala de aula tradicional haja um professor de mente aberta que faça com que as crianças aprendam. Muito aprendizado acontece no parque, na beira do rio. Um pai ou uma mãe pode ensinar física para uma criança com uma panela e uma colher.

...

Seu livro mais recente aborda a teoria das inteligências múltiplas em diversos países do mundo. O que o senhor destacaria dessa experiência?

Fiquei surpreso com o interesse que meus estudos provocaram em educadores em todo o mundo. Inteligências múltiplas ao redor do mundo está sendo traduzido para o português. Considero o resultado deslumbrante, porque em cada país a teoria vai ao encontro de necessidades locais diferenciadas. Ela se desdobra. Por exemplo, no Japão e na Coreia, remete às mais velhas, talvez esquecidas, tradições culturais. Na América Latina, é pensada por um viés político, como democracia. Nos Estados Unidos, a teoria aponta para o que é especial na pessoa: "Meu filho vai mal na escola, mas se dá bem na relação com as pessoas ou domina tal instrumento musical", pensam os pais. Já na China, há mais de 100 livros publicados sobre a teoria. Uma jornalista explicou-me o porquê: "Nos Estados Unidos, a teoria das inteligências múltiplas volta-se para as habilidades especiais de cada criança individualmente. Aqui na China, estabelecemos como um dever nosso fazer cada criança desenvolver oito habilidades específicas diferentes".

Aprender sempre...

Nenhum comentário:


FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!