sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SOU PROFESSORA...



"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
( Paulo Freire )

Declaramos nossa profissão, e com inúmeras dificuldades passamos a realizar nosso trabalho... todos os dias temos que exerce-la com amor, paixão, coragem, estudo, pesquisa, entusiasmo e responsabilidade.
... Não é bom... Sentir de tudo, a não credibilidade...dos que juntos...compartilhamos.

"Não fomos ensinados a suportar a angústia. Temos que saber e pronto.Ter conflito para nós é sinal de fraqueza, portanto, ou eu sei o que quero e imediatamente faço a minha opção e acerto, ou me declaro incapaz."


...


"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

( Paulo Freire )


"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo".

"Só desperta paixão de aprender, quem tem paixão de ensinar."
Paulo Freire

...



Foto: Leo Drumond
Foto: 'Nossa Educação não é excelente, mas também não é de má qualidade para todos'

'Nossa Educação não é excelente, mas também não é de má qualidade para todos'






Nova-Escola

01/03/2008 15:09

Texto
Paulo Araújo

DIRETRIZES

A Educação ainda não é para todos

Segundo a vice-presidente de Educação da Unesco, Ana Luiza Machado, falta equiparar o ensino nas escolas e erradicar o analfabetismo de adultos




Há 12 anos, a educadora mineira Ana Luiza Machado acompanha de postos privilegiados os números da Educação nacional. Como chefe do escritório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a América Latina e o Caribe, ela pôde analisar, em Santiago, no Chile, o avanço do Brasil em relação aos vizinhos do continente em setores como a universalização do Ensino Fundamental. No início de 2007, mudou-se para Paris, onde assumiu a vice-presidência do programa de Educação do órgão para todo o planeta. Desde então, teve a oportunidade de comparar nosso desempenho com o de cerca de 200 nações. Ana Luiza coordena pesquisas sobre questões ligadas ao professor: carreira, formação, saúde e condições de trabalho, entre outras. Com base nesses dados, cria projetos em parceria com universidades e governos a fim de minimizar os problemas detectados. Recentemente, propôs que a Universidade Federal de Minas Gerais criasse um curso de formação de lideranças escolares. A idéia está em estudo. Nesta entrevista, ela comenta a posição do Brasil no mais recente relatório do Programa Educação para Todos (EPT).

Para ler a entrevista, clique nas perguntas abaixo:
Que imagem o mundo faz da Educação brasileira?
Mas continua ocupando as últimas posições de rankings internacionais.
É possível citar os principais fatores?
Por que há 72 milhões de crianças fora da escola em todo o mundo?
Isso não é um paradoxo para um país que está tão próximo de universalizar o Ensino Fundamental?
Que metas são essas?
No quadro geral da América Latina, qual é a situação do Brasil?
Quantos adultos analfabetos há no Brasil e no mundo? Por que é tão difícil resolver esse problema?
Como explicar a disparidade de sexos em nossas escolas?
Como os envolvidos com o ensino devem ajudar o país a cumprir as metas do Educação para Todos em 2015?
Por exemplo?
O mundo vai precisar de 18 milhões de novos professores até 2015 para universalizar o Ensino Fundamental. Onde estão essas pessoas?
Ana Luiza Machado: O desafio dos países não é saber onde elas estão, mas como atraí-las para uma carreira que precisa ter um plano de trabalho e de promoções bem definido, como ocorre nas demais áreas. O professor que está se formando hoje precisa ter certeza de que, ao ser contratado, será cobrado e também reconhecido pelo que faz. Esse último aspecto corresponde a uma das maiores reclamações dos mestres ouvidos na elaboração de um relatório recente da Unesco. O professor do futuro não pode ser mais aquele que só recebe determinações da coordenação pedagógica ou do diretor da escola, mas aquele indivíduo que também participa da tomada de decisões. Afinal, quando os estudos indicam que a Educação vai mal, ninguém tem dúvida: a culpa é sempre do professor. Será que é mesmo?
O que a senhora pensa dos contratos de trabalho temporários?
Quanto a Unesco recomenda que os países invistam em Educação?

Nenhum comentário:


FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!