Muitas formas de aprendizagem, muitas formas de memória
Iván IzquierdoO mundo está cheio de oportunidades para a produção de memórias, e muitos fatores podem interferir nos mecanismos da persistência e da evocação. Os professores devem utilizar os novos conhecimentos provenientes da neurociência e da psicologia a fim de melhorarmos o ensino
Leia o artigo
http://www.revistapatio.com.br/numeros_anteriores_conteudo.aspx?id=678
...
O mundo é vasto, está cheio de oportunidades para a produção de memórias incidentais, nem todas boas, e os fatores que podem interferir nos mecanismos da persistência e da evocação são obviamente muitos. Nós, docentes, devemos utilizar todos os novos conhecimentos provenientes da neurociência e da psicologia; ao fazê-lo, melhoraremos o ensino, embora não devamos esperar que aquilo que ensinamos fique e sirva sempre. Muitas vezes, penso qual é a gratificação que nos dá o exercício da docência, essa atividade repleta de incertezas. De repente, porém, alguma coisa certa ou sensata ou, por vezes, grandiosa feita por um filho, um neto ou um antigo aluno mostra-nos com magnífica clareza como pode ser imensa essa gratificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário