PSICOPEDAGOGIA EM GRUPO, NO GRUPO E COM O GRUPO - PARA ALÉM DA PATOLOGIZAÇÃO Laura Monte Serrat Barbosa |
De 09 a 11 de Julho acontecerá na UNIP o 8˚ Congresso Brasileiro de Psicopedagogia em São Paulo, você falará sobre “Psicopedagogia em grupo, no grupo e com o grupo - para além da patologização” . O que a prática psicopedagógica em grupo se diferencia da individual?
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Termino esta entrevista deixando como mensagem um trecho do texto que preparei para este Congresso. Espero que todos pensem sobre a importância do grupo, não só em nossa ação profissional, mas também em nossas vidas:
“Grupo, pessoas... pessoas, grupo... encontro que gera um movimento fantástico: uma idéia passa por outras mentes e outras bocas e de vagarinho vai transformando-se, tanto pelo passeio feito no interior do grupo, quanto pelas mudanças que ocorrem dentro de quem a lançou. Outras formas de ver são trazidas, novos ângulos de análise contribuem e, de repente, aquela idéia não é mais de ninguém em específico, é do grupo que trabalhou com ela, burilou, complementou e construiu algo que é de todos. O espírito do grupo é este, transcender o individual, oportunizar a percepção e a vivência de todos como parte de um todo, como representante deste todo, ao mesmo tempo como sujeito.
Mas, para esta transcendência faz-se necessário um percurso que não é suave, nem fácil, nem romântico. A vivência em grupo não é mágica, e sim exige muitas transformações e, portanto, muita dor.
Quando pessoas se agrupam, não se caracterizam um grupo apenas por este fato. Agrupar-se é o primeiro passo, mas para chegar-se à vida grupal o caminho é longo: é preciso superar a confusão que muitas pessoas juntas provocam no exercício de descobrir quem é quem; é preciso discriminar as características individuais, perceber semelhanças e diferenças entre idéias, gostos, formas de expressão, valores e muito mais; e sobretudo é necessário fazer articulações para que as características pessoais possam, como a exemplo de uma orquestra, harmonizarem-se para realizar a tarefa a que o grupo se propôs.
Aprender em grupo supõe troca de experiências, de idéias, de sentimentos e sobretudo, mudanças internas e externas pessoais e conjuntas; aprender no grupo supõe aprender a vincular-se passando pelos momentos de confusão, de dissociação e de integração, ou seja aprender no grupo, o que é grupo e o que se faz em grupo; aprender com o grupo nos leva a aprendizagens de novos conhecimentos e de novas formas de abordar a tarefa subjetiva e objetiva.
A psicopedagogia, neste caso, objetiva proporcionar aos aprendizes aprender a pensar, a tecer o saber, a transcender a dimensão individual para desenvolver a construção coletiva do conhecimento. Desta forma, aprender deixa de ser “todos fazendo a mesma coisa no mesmo momento, da mesma maneira” - o grupo possui uma tarefa comum e todos devem contribuir com o que sabem para sua efetivação.”
Leia a entrevista
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