quarta-feira, 20 de maio de 2009

PEDAGOGIA....



DAS UTOPIAS

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!"
Mário Quintana

Lições para o resto da vida
Revista Nova Escola 
Ricardo Prado
04/2000

Trabalhar com cidadania em sala de aula é tarefa fundamental para formar alunos melhores e um país
também
"A melhor maneira que a gente tem de fazer possível amanhã alguma coisa que não é possível de ser feita hoje, é fazer hoje aquilo que hoje pode ser feito. Mas se eu não fizer hoje o que hoje pode ser feito e tentar fazer hoje o que hoje não pode ser feito, dificilmente eu faço amanhã o que hoje também não pude fazer." 
Paulo Freire
 

Seguir a receita proposta por Paulo Freire é mais do que uma boa lição para usar na escola. É uma grande lição de vida. Ou melhor, de cidadania. Sim, você já ouviu muitas vezes essa palavra. No dicionário, seu significado é extremamente simples: "s.f. Qualidade ou estado de cidadão". Na boca de políticos, ela também está presente com muita freqüência, ainda que nem sempre usada de forma digna — sobretudo em ano de eleições municipais, como este em que estamos. Na sala de aula, seu uso vem se tornando mais e mais recorrente. Até parece moda. Será mesmo? Esqueça qualquer tipo de preconceito e mergulhe fundo no estudo desse tema, não só fascinante mas essencial para garantir uma vida melhor para todos nós. 
Cidadania vem do latim civitas, cidade. O cidadão, porém, é mais do que apenas o habitante. É aquele que está interessado no que acontece em sua comunidade. Para alunos e professores, a cidade é a escola. 
Do ponto de vista do educador, a cidadania passa por boas relações com os colegas, com a direção, com os funcionários — pelo direito de ensinar, ou seja, formar cidadãos. Do ponto de vista do aluno, ela reside no direito de ir à escola e só começa a fazer sentido quando ele aprende. A pequena Jéssica Ferreira, de 11 anos, que aparece na foto ao lado lendo o jornal que ela ajudou a produzir, talvez não tenha consciência disso. Mas está exercitando sua cidadania pelo simples fato de que, vivendo numa comunidade em que a maioria das pessoas é analfabeta, ela domina a leitura e a escrita. E usa esses instrumentos para fazer o único veículo de comunicação no lugar onde vive. 
É na escola que crianças como Jéssica "nascem socialmente". Ali, elas conhecem as normas de convívio praticadas por todos e aprendem (até) a questioná-las, caso não se revelem justas. Por isso, ao praticar justiça e tolerância com seus alunos a comunidade escolar preenche uma palavra vazia com um conteúdo que vale para toda a vida. 
A relação com o estudante, assim, precisa estar centrada no respeito. E isso só acontece quando todos os contatos são baseados no bom senso, na ética, na capacidade de julgamento, na aplicação correta da razão — em resumo, os mesmos valores que toda escola séria deve seguir. É como diz o economista Claudio de Moura Castro, entrevistado do Fala, Mestre! desta edição : "Temos de dar o exemplo. Não adianta ensinar seus alunos a respeitar regras se você chega atrasado às aulas." 
No dia-a-dia, nem sempre é fácil pôr em prática tudo isso, certo? Certo. Segundo a nova Lei de Diretrizes e Bases, o ensino de Cidadania deve substituir a velha (e famigerada) Educação Moral e Cívica, usando os temas transversais: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo. A LDB não prevê, no entanto, de que forma encaixar essas lições nas quarenta semanas letivas. 
O problema já foi percebido pelo Ministério da Educação, que promete distribuir ainda neste semestre um kit sobre ética e cidadania para todas as escolas de Ensino Fundamental, mostrando experiências bem-sucedidas. Divulgá-las é uma boa forma de enterrar regrinhas e plantar princípios. É o que Nova Escola se propõe a fazer nas próximas páginas. Clique nos links abaixo e descubra o que professores do Brasil inteiro estão fazendo para formar melhor seus alunos e transformá-los em cidadãos conscientes, capazes de brigar por seus direitos e conhecer seus deveres. 

Leia na página,
http://www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=705&Itemid=29

Nenhum comentário:


FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA


CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!