sexta-feira, 26 de setembro de 2008

LIVROS...

Rubem Alves,
a leitura que nos faz conhecer uma filosofia de vida... Enxergar com os olhos de crianças...
Adorei, me emocionei passar os olhos em cada linha, dos textos... pensamentos... da vida de quem ama aprender, e aprendiz na vida, de ser no mundo.

PRESENTES, PRESENTES... PRESENTES!








Rubem Alves em GAIOLAS OU ASAS (p.7)


" Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.


... Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados, são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.


...Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer. Porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado..."












ENTREVISTA
Uma escola para voar
RUBEM ALVES

Foto: René Cabrales
Professor, escritor, teólogo, psicanalista. Aos 68 anos de vida, Rubem Alves é tudo isso, mas acima de tudo um sonhador. No bom sentido da palavra, ele sonha com a construção de uma escola ideal, que “dê asas” e ensine as crianças a pensar e a gostar de aprender. Sobre este sonho escreveu até um livro A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.
Carismático entre os professores, o escritor demostrou certa resistência na hora de responder às perguntas formuladas pela reportagem do Extra Classe. Segundo ele, seria preciso mais espaço para comportar tantas idéias, o que é absolutamente compreensível vindo de um escritor como ele. Rubem Alves é daquelas pessoas que costumamos dizer ter o dom da palavra, com dezenas de crônicas e livros editados. Entre os títulos de maior destaque estão Conversas com quem gosta de ensinar, Cenas da Vida e Estórias de quem gosta de ensinar. Todos eles define como fotografias, feitas para ajudar as pessoas a ver.

Doutor em filosofia pela Universidade de Princeton (EUA), é professor emérito da Unicamp, bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano de Campinas, também é Membro da Academia Campinense de Letras e psicanalista pela Associação Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Ana Esteves


Entre no site e confira a entrevista


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

PRESENTES...



Ganhamos presentes... Alguns presentes são especiais, estes, muitas vezes nos remetem a alma... que hoje compartilho com vocês.

Meu irmão Humberto, trouxe muitos livros de presente: José Pacheco, em Cartas a Alice, relata coisas nossas de cada dia... Conhecidas histórias.

Trechos de uma das cartas... GESTOS SIMPLES

"Querida Alice,

Não sei se já te contei a história do beija-flor (os avós) passam dias a repetir recomendações e a contar a mesma história, não é?...) É uma fábula tão curta que se conta em poucas linhas. Mas é também tão rica de ensinamento, que não cabe num só compêndio. Conta-se que, certo dia, houve um incêndio na floresta - no tempo em que nasceste, havia mãos criminosas que ateavam fogos destruidores - e todos os animais se puseram em fuga. Todos... exceto o beija- flor. Ia e voltava, ia e voltava, trazendo uma gota de água no bico, que deixava cair sobre as labaredas e a terra calcinada. E, quando um dos animais em fuga o interpelou, dizendo ser impossível extinguir o fogo daquele modo, o beija-flor respondeu: Eu sei que não são estas gotas que vão apagar o fogo, mas eu faço a minha parte...

... Da escola das aves conheceram a generosidade do beija-flor,... e aprenderam o dom da solidariedade de muitos pardalitos...

...Saibamos ler nos gestos simples uma verdade maior: A certeza das manhãs e dos reencontros.

Como vês, querida Alice, o beija-flor e o pardal são pássaros pequenos, mas dão grandes lições. Como vês, querida Alice, a vida pode ser lida num abraço de despedida, como num saltinho de pardal."

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.






Retornamos nossas atividades em agosto, com a proposta de aprender a aprender, teremos capacitações no decorrer do ano, com foco no Programa (PAIC) de Alfabetização na Idade Certa, criando a possibilidade de sistematizar o trabalho direcionado as crianças de primeiro e segundo, anos, do Ensino Fundamental II. Ficamos bastantes felizes com a proposta, com os materiais, que fazem crer, que tudo é muito fácil e simples.

Era para termos começado os trabalhos durante o mês de maio, mas só agora foi possível, por questões burocráticas e da entrega de materiais.

Durante este mês, tentamos transformar muitas de nossas rotinas, das atividades, dos horários e do pensar nos rítmos individuais e coletivos para a proposta apresentada.
Muito trabalho, muitos olhares, diversas dinâmicas, brincadeiras e leituras da professora e dos alunos.






TÁ PRONTO SEU LOBO? (PEGA-PEGA)





No vídeo podemos perceber como aprender é divertido: da história lida, da canção memorizada, da alegria que toma conta na brincadeira popular (pega-pega), interagida, pelas crianças: TÁ PRONTO SEU LOBO?






FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA

CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!