segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

PROJETO MEIO AMBIENTE.

REVENDO AGENDA 21, nas escolas...educando para conviver e viver em um ambiente saudável e sustentável...

"A partir da Agenda 21 Global, todos os países que assinaram o acordo assumiram o compromisso de elaborar e implementar sua própria Agenda 21 Nacional.
A metodologia empregada internacionalmente para a elaboração das agendas 21 nacionais contempla a participação de diferentes níveis do governo, o setor produtivo e a sociedade civil organizada.
No Brasil foi criada, por decreto do Presidente da República, em fevereiro de 1997, a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21, no âmbito da Câmara de Políticas dos Recursos Naturais, incluindo representantes do governo e da sociedade civil, com as atribuições de (1) propor estratégias de desenvolvimento sustentável e (2) coordenar, elaborar e acompanhar a implementação daquela Agenda.
Um fator diferencial da Agenda Brasileira em relação às demais experiências no mundo é a opção pela inclusão das Agendas Locais.
Num país de dimensões continentais e de múltiplas diferenças, a criação das Agendas Locais torna-se condição indispensável para o êxito do programa...

A Agenda 21 Brasileira tem como opção a criação de Agendas 21 Locais. A proposta é que cada cidade faça sua Agenda 21 Local com a participação da sociedade civil.
Assim como cada país, cada cidade deve adequar sua Agenda à sua realidade e às suas diferentes situações e condições, sempre considerando os seguintes princípios gerais:
*participação e cidadania;
*respeito às comunidades e diferenças culturais;
*integração;
*melhoria do padrão de vida das comunidades;
*diminuição das desigualdades sociais;
*mudança de mentalidades.
Os compromissos assumidos pelos representantes dos países que aprovaram a Agenda 21 Global são muito claros e objetivos.
Preservar as florestas e as nascentes, buscar substitutos para o CFC e outras substâncias que destroem a camada de ozônio, proibir a pesca destrutiva, buscar novas fontes de energia renováveis, reduzir o lixo produzido e encontrar combustíveis alternativos são alguns dos compromissos que devem ser traduzidos em ações, quando couber, na formulação de cada Agenda 21 Local.

Copyright © 2000-2001 - Ponkan Studio & LicensingTodos os direitos reservados - All rights reserved





Saiba mais sobre estas e outras ações, PASSE ADIANTE...



... Em nossa escola surge o Projeto COM VIDA
e algumas ações estão sendo pontuadas...


Desenvolver projetos ou mesmo tornar nossas aulas interativas, o que possibilita a criatividade, o conhecimento e o despertar como em "A Paixão de Conhecer o Mundo" de que tanto Madalena Freire nos fala em seu livro.


Para a nossa turma vem de encontro aos nossos estudos sobre plantas, meio ambiente e a feira de ciências.





E como é, estarmos em lugares assim...


Fomos buscando e tecendo redes ... das imagens, das vivências e dos encontros, tais como estão nestas fotos. A primeira foto tirada em nossa aula de recreação e a outra foto tirada de um passeio da professora.
Conversamos das árvores, do lugar, achamos incrível... pesquisamos e falamos do COQUEIRO e do NIM.

O principal objetivo era falar do nosso meio ambiente, de como torná-lo agrádavel para a nossa própria sobrevivência.

Então passaríamos a criar a idéia de mostrar como poderia ser esse ambiente...


Que Planeta nós queremos?


COM VIDA OU SEM VIDA.


Foi misturando vários elementos que construímos as maquetes... que fizeram o maior sucesso entre os alunos que participaram de sua construção e os que vinham visitar e não conseguiam ficar sem interagir... mudando aquele cenário real e imáginário para todos nós...pois sentimos que podemos colocar as nossas mãos.... sem destruir, mas usar de forma positiva, a Natureza.




O processo de construção requer trabalho e vamos juntos descobrindo e aprendendo conceitos, habilidades e conhecimentos pertencentes a todos.

FOMOS NÓS QUE CONSTRUÍMOS.





Com alegria e contentamento... VIVA!



CONT...

domingo, 2 de dezembro de 2007

APRENDENDO E SE DIVERTINDO...

MATEMATICANDO...estamos nos divertindo e aprendendo.







Eu ensino, tu me ensinas... aprendemos.

1 2 3
UM, DOIS, TRÊS, SACO DE FARINHA,

QUATRO, CINCO, SEIS, SACO DE FEIJÃO,
TRABALHANDO VÃO AS FORMIGUINHAS...
VÃO AOS POUCOS ENCHENDO O SEU PORÃO...























FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA

CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!