quinta-feira, 18 de outubro de 2007

SER OU NÃO SER...

SER OU NÃO SER...
"""Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser do lutador pertinaz que cansa, mas não desiste. Boniteza que se esvai de minha prática se, cheio de mim mesmo, arrogante e desdenhoso dos alunos, não canso de me admirar."""(FREIRE, Paulo, 1996)


Refletir e avaliar todo o trabalho tecendo redes de pensamentos, construindo juntos uma forma de aprender a conhecer o outro e o mundo... ao permitir darmo-nos as mãos... eu e você juntos.

RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS. (PROJETO)



Nossa participação no PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL - 2ª EDIÇÃO, foi um grande desafio para o grupo de professores do infantil e das primeiras séries do Fundamental I (ELISABETE LIMA, EVA PARISOTTO, FRANCISCA BRAGA, LIDYANNE MATOS e LINDALVA FERNANDES). Nosso Projeto na realidade nasceu da necessidade que tínhamos de realizar uma rotina de trabalho mais agradável e atraente para nossos alunos, aproveitando o espaço maravilhoso à nossa disposição; A PRAIA. Não fomos contemplados na apreciação das comissões julgadoras, nem com as premiações. Mesmo assim, ficamos bastante motivadas com a idéia de que é possível mostrar o que fazemos e quem sabe, sermos reconhecidas.

Fomos informadas que entre tantas escolas do município de FORTALEZA, a EMEIF FREI TITO DE ALENCAR LIMA - CAÇA E PESCA, foi a única escola municipal a entrar no concurso. Para nós, foi um motivo de questionamento e preocupação, a falta de tempo, motivação, apoio para envolver mais pessoas nessa aventura.
Se existe tanta divulgação por parte do Governo Federal e Entidades envolvidas, por que não se consegue o envolvimento da Educação de nosso Município? O mais importante nesse processo é que fomos reavivadas através de nossos estudos e pesquisas. Das horas dispendidas com alegria, envoltos nas reflexões de nossas ações e valores em se fazer educação.
Salientando que nada disso poderia ter sido realizado, se não fosse a participação e o engajamento de todos os que de forma direta ou indireta participaram (aos pais e alunos de nossa comunidade escolar, nosso Obrigado!).

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

COMO ORGANIZAR E TORNAR AGRADÁVEL A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Através da construção de se fazer, se transformar e se fazer professora educadora, conheci os escritos PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, saberes necessários à prática educativa que nos conta Paulo Freire... O encantamento com sua obra, me fez crer de que tudo que trago na lembrança, são marcas que levo de hitórias vividas e contadas de quem é mestre... E que terei que continuar...

"Quanto mais me torno capaz de me afirmar como sujeito que pode conhecer tanto melhor desempenho minha aptidão para fazê-lo."(p.140)








É imprescindível que a prática pedagógica do professor seja adequada à realidade de seus alunos e sobretudo favoreçam e promovam a aprendizagem destes...Quando o professor de Educação Infantil procura cultivar sua espontaneidade desenvolvendo suas potencialidades, criatividade, quando ele procura atualizar-se, desenvolvendo atividades pedagógicas de sua iniciativa, ele está ao mesmo tempo, estimulando estas qualidades em seus alunos.


"Ser professor de crianças pequenas requer o reconhecimento da diferença essencial que separa os modos do sentir, agir e pensar da criança e do adulto".
Camargo (1989, p.12)

PEDAGOGIA DO AMOR.

A deliciosa leitura dos relatos das experiências de Madalena Freire, nos conduz a olhar o mundo, realmente com paixão, traduzindo tudo o que seu livro quer dizer...

A PAIXÃO DE CONHECER O MUNDO





O papel do professor é ajudar as crianças a


Ver e compreender a realidade,
Expressar a realidade,
Saber expressar-se,
Descobrir e Assumir a responsabilidade de
Ser elemento de mudanças na sociedade.



Registrarei um pouco do meu trabalho de estudos e pesquisas, na perspectiva de refletir, compartilhar e buscar novos sentidos ao trabalho cotidiano, resignificando a complexidade de aprender e de ensinar.
Alguns títulos apresentados são projetos desenvolvidos em meu fazer pedagógico e sugestões para o trabalho de pesquisa:



>COMO ORGANIZAR E TORNAR AGRADÁVEL A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.(Projeto de Monografia para a Especialização em Educação Infantil)


>COMO PERMANECER CRIANÇA APÓS A EDUCAÇÂO INFANTIL? AINDA QUERO BRINCAR.


>COTIDIANO ESCOLAR, COMO APRENDER A OLHAR, PERCEBER E ENXERGAR (Compartilhando idéias e saberes/UM Olhar para o OUTRO/Projeto uso de imagens-FOTOGRÁFICAS).


>MÚLTIPLAS LINGUAGENS (Aprendizagem no enfoque multidisciplinar).


>ALFABETIZAR LENDO E ESCREVENDO O MUNDO ( O exercício do pensar e do compreender).



>PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS ( Aula de recreação/Participação em PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL).



>ESCOLA E COMUNIDADE ELO DE REDES E SIGNIFICAÇÕES:Oficinas de Criação, Cultura e Vida (PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS/ parte2-2008)

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

FAZENDO COM AMOR!!!!!!

EDUCAR E BRINCAR...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

TRAILERS - SLIDES - •Documentários, Entrevistas

EDUCAÇÃO - AMBIENTE - DESENVOLVIMENTO - POLÍTICA - ATITUDE - CULTURA 

NOSSOS MESTRES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

A voz do autor no rádio...

Falar e ouvir... uma questão pessoal...

Um pouco de sua história...

Conversando com autores...

Tatiana Belinky, a escritora que queria ser Emília...

Histórias que nos acompanham...

PAI DA TURMA DA MÔNICA...

Uma contadora especial...

Histórias para ouvir e contar... O clássico mundial A Árvore Generosa.

A ARTE DE CONTAR HITÓRIAS...

A História Mais Longa do Mundo (adaptação)

História Marcelino Pedregulho (adaptação)

Divirtam-se... CRIANÇAS.

Projeto UCA

CAMINHO JOVEM... ESPERANÇA!!!!

Música com o corpo "Barbatuques"

"TEMPO...TEMPO...TEMPO... VOU TE FAZER UM PEDIDO"

O Ponto de Mutação de Fritjof Capra

A TEIA DA VIDA...

Educação Ecológica... Entevista com Capra.

Humberto Maturana e Ximena - Encontro... Reflexão... 1 de 8 vídeos

REPORTAGEM: Brincadeiras

Professora Vania Cavalari Psicomotricidade. ...

entre no site e assista a entrevista http://www.sabertv.net/portal/mediacenter/view/276/psicomotricidade/

POESIA DE AMOR...

texto "O direito de ser criança" de Ruth Rocha e som "Dias Melhores" de Jota Quest.

EDUCAR...

Limites...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&amp;from=sp&amp;vid=0f517149-43f6-4d81-b88c-e520ef3b4d42" target="_new" title="Como lidar com o filhos dos outros">Video: Como lidar com o filhos dos outros</a>

Brincar é aprender...

Aprendendo sempre... PSICOMOTRICIDADE

http://www.animacorpus.net/psicomotricidade/

APRENDER E EDUCAR.

EDUCAR E BRINCAR... CRESCER...

Aprender...Educação Infantil.

Educar e aprender...

Infância- Tempo de construir valores...

Educar... filho faz por imitação...

Educar e aprender... Transformação...

Video = Ciência estuda o que e passa no cérebro dos bebês

Educar... Aprender...

EDUCAR E BRINCAR. APRENDER COM A NEUROCIÊNCIAS...

PROJETO RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE ATRAVÉS DOS RECURSOS NATURAIS.

A EMOÇÃO ESTAR NO AR....

MEU AMIGO BICHO!!!!!