Maravilhada com a idéia de conhecer e educar meu olhar sobre o cotidiano escolar e com o modo compartilhado que o livro discorre, foi muito legal descobrir além dos autores, a complexidade daquela linha de pesquisa.
"O livro traz múltiplas abordagens desse mergulho das imagens como tentativa de melhor compreender as interações dos sujeitos nos "espaçostempos" escolares, oferecendo estudos que visam contribuir para que profissionais envolvidos no processo de "aprenderensinar"possam exercitar a visão para além do olhar as superfícies das ações, aprofundando, assim uma leitura do cotidiano das escolas e das suas próprias práticas cotidianas."
E desse encontro, venho tecendo redes para além do meu fazer pedagógico, pois aprendendo a fazer, faço aquilo que me dá prazer. Motivando-me no dia a dia, ensino e aprendo, com a mesma alegria de quem me ensinou e com quem aprendo.
Começei então a registrar (fotografar e filmar), aprender novas habilidades, além de saber de minha prática na qual pudéssemos fazer com que as crianças também participassem. A quem descobriria e revelaria, pois ao fotografar, eu aprendo um pouco e dou um certo prazer a quem se deixa fotografar, como em uma dança, juntos. O objetivo principal é que depois, ao revelar-nos, possamos descobrir, visualizar, sendo parte daquele cotidiano, pois a cada click um movimento e novas ações... contribuindo com um novo pensar.
Na pesquisa, outros projetos...(cont.)
PORTIFÓLIO "Aprenderemos a olhar, reavaliando nossas aprendizagens e trabalhos."
MURAL "A leitura das crianças na perspectiva do olhar e aprender ...expondo fotos e desenhos ( a primeira, consideradas ilustrações mais realistas, e a segunda, ilustrações mais criativas).
FOTOGRAFIAS, SLIDES "Colando textos, colando imagens... "
"Da mesma forma que uma imagem desconhecida para mim pode despertar mil lembranças, uma imagem conhecida por um grupo pode despertar emoções marcantes para uma pessoa e absolutamente nada para outra. O significado não está necessariamente na imagem, mas na leitura que se faz da imagem."(Paulo Sgarbi)
Projeto Folclore e Feira de Ciências ANO/2006
Trabalhando a Semana da Árvore, uso de dinâmicas, interatividade através do mural ANO/2007
Oficina de Brinquedos ANO/2007
Crianças brincando com os cavalos... (OFICINA)
TEMPO DE APRENDER...
A Construção dos murais com a participação de todos tem significações importantes no aprender e ensinar. Geramos interesses, construimos saberes, educamos nossos olhares, criticamos vivencias e valorizamos o eu, o tu e o nós. Comprendendo espaços, tempos e emoções vividas em um cotidiano rico de significações, histórias nossas que haveremos de recontar, trocando saberes individuais e coletivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário